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Amyr e Marina Klink - Foto: www.amyrklink.com.br

Os projetos, barcos e livros do navegador Amyr Klink

Amyr Klink foi o primeiro navegador a atravessar remando o Atlântico Sul, saindo de Lüderitz, Namíbia, em 10 de junho de 1984 e chegando cem dias depois em Salvador, Brasil, em 18 de setembro de 1984.

Aventureiro nato, fez essa viagem sem ao menos contar ao pai. Amyr passou por diversos desafios e um deles, curiosamente foi sua comida, que foi embalada em embalagens de alimentos liofilizados especialmente feitas para ele por uma empresa de processamento de alimentos no Brasil. O livro 100 Dias entre o Céu e o Mar conta a história desta jornada.

É reconhecido internacionalmente por suas grandes viagens náuticas. Entre suas maiores façanhas, estão a primeira travessia do Atlântico Sul a remo em solitário; a travessia de 27.000 milhas da Antártica ao Ártico, em 642 dias; e o projeto “Antártica 360 Graus”, no qual deu a volta ao mundo mais difícil de ser realizada, circundando sozinho o continente gelado durante 79 dias. Foi o primeiro a tomar a rota mais curta e perigosa ao redor da Antártida.

Dessa viagem nasceu o site www.360graus.com.br, inspirado no roteiro, que teve como primeiro tema o próprio Amyr Klink .

Projeto Mar Sem Fim e a Geórgia do Sul

“Terra! Terra à vista! Imponente, mas linda – mil vezes – do que qualquer foto que já havia visto da ilha”. Esta frase, escrita por Amyr Klink em seu livro Mar Sem Fim – relata sua volta ao mundo circunavegando a Antártica. Segundo Amyr a paisagem da Geórgia do Sul impressiona.

Considerada um arquipélago, a Geórgia do Sul se encontra a 1280 quilômetros a sudeste das Ilhas Malvinas (Falklands). Tem 160 quilômetros de comprimento e 32 de largura. É uma região extremamente montanhosa e mais da metade da ilha está permanentemente coberta por neve ou gelo.

A Geórgia do Sul é um lugar muito especial para o Amyr Klink, que fez de Grytviken seu porto durante o projeto 360 Graus.

Amyr escreveu no total sete livros sobre suas viagens, incluindo “Paratii Entre Dois Pólos” sobre sua expedição na Antártica, que começou em 1989 e durou 642 dias.

Em 2002, Klink completou a fase experimental de um de seus projetos “Viagem à China” – uma circunavegação inédita do mundo: o Círculo Polar Ártico.

A primeira fase do projeto foi concluída com sucesso entre 30 de janeiro e 6 de abril de 2002.

Mais tarde, Klink e sua tripulação deixaram o Círculo Antártico, visitando a Baía de Margaret no Mar de Bellingshausen (no extremo sul da Península Antártica). Geórgia do Sul antes de retornar ao Brasil.

Amyr nasceu de pai libanês e mãe sueca. Mudou-se para Paraty quando tinha dois anos. Klink é membro da Royal Geographical Society.

Casou-se com Marina Bandeira em 1996 e tem três filhas. A filha de Klink, Tamara, depois de acompanhar seu pai em várias expedições. completou uma viagem solo pelo Atlântico no final de 2021.

Barcos construídos

I.A.T

Utilizado na Travessia do Atlântico Sul a remo

  • Comprimento: 5,94 m
  • Deslocamento: 1.190 Kg

Paratii

Utilizado na Invernagem Polar e Antártica 360 Graus

  • Comprimento: 15,35 m
  • Deslocamento: 20.000 Kg

Paratii2

Utilizado em diversas viagens pela Antártica

O Paratii 2 tem 28,6 m de comprimento, 8,5 metros de largura e peso que varia de 75 a 110 toneladas (completamente carregado). Apesar das dimensões de um veleiro de grande porte, o Paratii2 tem a mobilidade de um barco pequeno.

Sua estrutura foi feita com alumínio aeronáutico, enquanto a área externa leva um alumínio naval especialmente desenvolvido para a embarcação.

  • Comprimento: 28,6 m
  • Deslocamento: 100.000 Kg

Piloto Pardo

  • Comprimento: 39 pés
  • Deslocamento: 2 toneladas vazio e 5 ton. com carga

Livros editados

  • Mar Sem Fim: 360º ao redor da Antártica
  • As Janelas do Paraty: Pelas janelas de um barco faz-se o mundo passar
  • Paratii entre Dois Pólos: Relato da viagem de 642 dias entre a Antártica e o Ártico a bordo do veleiro Paratii
  • Cem Dias entre Céu e Mar: Relato da primeira travessia do Atlântico Sul em barco a remo realizada em 1984
  • Gestão de Sonhos, Riscos e Oportunidades
  • Os Portos do Mundo e o Porto do Rio
  • Construindo o Futuro
  • Linha-d’Água: Entre Estaleiros e Homens do Mar
  • Dias na Antártica: Imagens de um Expedição de Amyr Klink
  • Capotar é preciso: Gestão de projetos com Amyr Klink

Frases de Amyr Klink

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

“Um barco ensina você a ser eficaz em tudo. Até no espaço, que é acanhado. Você aprende a não desperdiçar nada e se virar com o que tem. Se torna, portanto, uma pessoa eficiente.”

“Não gosto da cultura americana do sucesso. Cada sucesso tem um monte de fracasso. Eu fracassei muito durante bastante tempo, meus projetos demoravam para acontecer. No dia em que me deixaram colocar o barco na água na África para remar até o Brasil, entendi que essa era a parte mais fácil. Qualquer um no meu lugar, naquele instante, chegaria ao Brasil.”

“Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer.”

Palestras

Amyr Klink já ministrou mais de 2.500 palestras, no Brasil e exterior.

Saiba mais em www.amyrklink.com.br