Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Tallinn - Estônia - Foto: 66 north

Descubra as maravilhas naturais e arquitetônicas da Estônia | Viagem pelo país dos castelos e mansões

Descubra a República da Estônia, com sua costa recortada, extensão de 3,8 mil km e mais de 1.500 ilhas. Explore sua arquitetura histórica e castelos deslumbrantes.

A República da Estônia, a nação báltica mais ao norte, é a menor entre os três estados bálticos localizados no noroeste da Grande Planície Russa. Possui colinas alongadas de origem glacial que se estendem de norte a sul, mas a altura de seu pico mais alto é de apenas 318 metros.

A costa da Estônia é recortada, com muitos fiordes e possui mais de 20 portos. Tem 3,8 mil quilômetros de extensão e contém 1.524 ilhas. Em termos de ilhas, Saaremaa se destaca das demais. O país tem um quarto do seu território coberto por florestas de pinheiros, abetos, bétulas e amieiros; 20% de seu terreno é pantanoso; 5% de seu território é ocupado por lagos; e a terra restante é cultivada como campos.

Além de uma costa extensa com diversas ilhas e fiordes, a Estônia também conta com paisagens naturais exuberantes em seu interior. Cerca de 25% do território é coberto por florestas, havendo zonas de vegetação espessa e variada. As espécies de árvores mais abundantes são os pinheiros, os abetos, as bétulas e os amieiros.

A água tem papel importante na geografia estoniana. Em um território de área semelhante à do estado brasileiro do Espírito Santo, o país abriga 1,4 mil rios e lagos, além de possuir aproximadamente 4 mil quilômetros de costa marítima e mais de 1,5 mil ilhas. Na foto acima, vê-se o curso sinuoso do rio Emajogi. Ele desenha o limite sul da reserva natural de Alam-Pedja, criada em 1994, que se estende por 260 quilômetros quadrados. Praticamente inabitada, a área conta com numerosas espécies vegetais e animais.

O país é atravessado por numerosos rios que deságuam no mar Báltico. Em geral, são curtos e com fluxo pequeno. O mais extenso, o Narva, estende-se por apenas 77 quilômetros. Os principais lagos são o Võrts-Järy, no centro, e o Peipus, na fronteira com a Rússia.

Apesar da influência atlântica, o clima é continental, sobretudo no interior. Os invernos são longos e muito rigorosos, e os verões, curtos, sem temperaturas extremas. As precipitações, em geral sob a forma de neve, não são abundantes. A Estônia integra a União Europeia desde maio de 2004 e entrou na zona do euro em 2011.

Castelos e mansões

A Estônia possui mais de 1.000 castelos e mansões que datam do século XIII. Outrora o lar de proprietários alemães e russos, muitas dessas propriedades agora servem como galerias, luxuosos hotéis spa e restaurantes gourmet.

Ao passear pelo interior da Estônia, os visitantes encontram arquitetura elegante e histórica em todos os estilos, com motivos dominantes como renascimento, barroco e art nouveau. Enquanto muitos castelos e mansões desmoronaram com o tempo, alguns foram maravilhosamente restaurados e permanecem abertos ao público.

Muitos desses marcos arquitetônicos vêm com seus próprios jardins bem cuidados e apresentam uma coleção de arte inspirada na família de nobres estabelecida. Por seu ambiente elegante e poético, as mansões também são locais populares para casamentos entre os habitantes locais.

O que fazer de graça na Estônia

A Estônia foi nomeada o Destino de Melhor Valor do Mundo em 2016 pela Lonely Planet. Há muitos pontos privilegiados para admirar o horizonte de Tallinn, e muitos deles não custam um centavo. A Colina Toompea está cheia de pontos de observação como as plataformas de observação Kohtuotsa e Patkuli com diferentes ângulos sobre a Cidade Velha e o Mar Báltico. Se você quiser um ponto ainda mais alto, suba ao Lounge 24 no Radisson Blu Sky Hotel e aprecie a vista do terraço ao lado de um coquetel ou cappuccino. Se quiser andar pelo campo, pare numa das muitas grandes casas tombadas, abertas ao público, cada uma com uma história e patrimônio cultural únicos.

Passeios a pé gratuitos partem diariamente do centro de Tallinn e aos sábados durante todo o verão, você pode participar de uma visita guiada gratuita a Pärnu. Os grupos podem ser numerosos, mas você conhecerá outros viajantes e fará novos amigos. Ou vá no seu próprio ritmo seguindo um dos tours temáticos e auto guiados.

Uma extensa rede de trilhas com vários níveis de dificuldade e terrenos leva você através de pântanos, florestas e prados protegidos. Ao longo do caminho, as torres de observação de aves são um local tranquilo para desfrutar de paz e sossego enquanto observa centenas de espécies de aves locais e migratórias.

Os acontecimentos públicos dão um gostinho da cena cultural local e muitas vezes também são gratuitos. Kumu, o Museu de Arte da Estônia, exibe filmes e documentários internacionais ao longo do ano em cooperação com o Black Nights Film Festival. Há também inúmeros festivais gastronômicos durante os meses de verão e outono. Lá você pode experimentar a comida local e desfrutar da programação cultural.

Tallinn, a capital

A capital da Estônia, Tallinn, é a cidade medieval mais bem preservada do norte da Europa e é considerada patrimônio mundial pela UNESCO. Tallinn, recebeu direitos de cidade no século 13 pelo rei da Dinamarca. Desde então, as ruas de Tallinn viram muitas potências mundiais, dos dinamarqueses e suecos aos alemães, passando pela Rússia czarista e soviética. A Cidade Velha de Tallinn está repleta de casas e becos medievais e ainda é protegida pelos restos da muralha da cidade. A riqueza da arquitetura em Tallinn significa que existem muitas lendas e histórias para explorar. Além do núcleo medieval da cidade, distritos recém-reformados como Noblessner, Telliskivi e Rotermann estão surgindo na velocidade da luz, oferecendo uma arquitetura ainda mais legal para explorar.

Tallinn também é o principal aglomerado urbano do país e um de seus centros industriais mais importantes. Suas principais atividades econômicas são a fabricação de barcos, tecidos, papel e produtos químicos. Além disso, a cidade é um destino turístico de destaque, em razão de suas belezas naturais e arquitetônicas.

Uma sociedade digital

Nos últimos 30 anos o país se reinventou. Começando em 1991, com a conquista da independência da União Soviética, o país iniciou uma série de reformas para modernizar a economia adotando uma abordagem digital e hoje chama a atenção ao ter conseguido criar uma sociedade digital de alta tecnologia.

Os impostos são declarados de forma online e 99% dos serviços públicos da Estônia estão disponíveis na web 24 horas por dia. Quase um terço dos cidadãos votam pela Internet. Na Estônia é possível abrir uma empresa de forma totalmente online, em apenas algumas horas e de praticamente qualquer lugar do mundo. Por conta desse estímulo, o número médio de startups na Estônia está em 30 para cada 100 mil habitantes, ou seja, 6 vezes acima da média europeia, ocupando o terceiro lugar na Europa. A Estônia ainda tem um programa de autorização de residência para empreendedores que queiram abrir startups.

Como viajar pela Estônia

Para conhecer 8 opções de transporte para você viajar pela Estônia clique aqui

Fotos da Estônia

Mapa da Estônia