Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Deserto do Atacama - Foto: Diego Jimenez

São Pedro do Atacama – um oásis de contrastes

Em São Pedro do Atacama é possível ter uma vista incrível para a majestosa Cordilheira dos Andes. Conheça a região mais seca do mundo!

São Pedro do Atacama é um oásis de contrastes humanos, geológicos e culturais; no passado foi um centro de confluência Inter étnica, no presente é um local de passagem para muitas pessoas pertencentes a diferentes partes do mundo, transformando suas ruas em um mosaico culturalmente diversificado.

A pequena cidade de São Pedro Atacama chama a atenção pelas descobertas arqueológicas feitas em meados do século XX, mas tem outros atrativos naturais e culturais que hoje recebem mais de 100.000 visitantes por ano.

Dizem que São Pedro do Atacama está localizado no deserto mais seco do mundo; No entanto, a localização correta é dentro de uma bacia fechada ao norte do Salar de Atacama, protegida de um lado pela Cordilheira do Sal e do outro pela Cordilheira dos Andes. do Rio San Pedro, em um oásis de vegetação endêmica e terras agrícolas.

De São Pedro do Atacama é possível ter uma vista incrível para a majestosa Cordilheira dos Andes, na qual se destaca o vulcão Licancabur de quase 6000m acima do nível do mar; considerado o vulcão titular da cidade.

Atacama é formado por 15 comunidades agrícolas (Ayllus) conectadas por canais de irrigação com água dos rios San Pedro e Vilama provenientes da Cordilheira dos Andes, podendo assim desenvolver atividades agrícolas; uma das principais fontes de subsistência depois da mineração e do turismo.

Em São Pedro do Atacama são quase 5.000 habitantes, onde aproximadamente 40% são nativos da região e preservam até hoje alguns de seus antigos costumes de vida em comunidade, a língua Kunza que já foi falada hoje não é de uso comum. Cada comunidade ou ayllu tem suas próprias autoridades e todas se reúnem diante do conselho de povos atacamenhos dependentes do Município, fundado em 24 de novembro de 1980.

San Pedro de Atacama tem características marcantes que o tornam um centro turístico de importância nacional e global: seu céu azul claro a maior parte do ano, belos céus noturnos, paisagens de belos contrastes, lagoas de cores diferentes, sua própria fauna e flora. lugar, além de uma impressionante história humana de luta pela sobrevivência em um dos territórios mais inóspitos do norte do Chile.

A região está geograficamente posicionada dentro do circuito turístico que ocorre regularmente entre o norte do Chile, o noroeste da Argentina, o sudeste da Bolívia e o sul do Peru. Salta, o Salar de Uyuni, o Lago Titicaca e Machupichu são os pontos mais interessantes para os viajantes.

San Pedro de Atacama tem ligação diária com Salta e Uyuni, por ter a característica de ser a cidade fronteiriça entre Bolívia e Argentina; além de estar dentro da rota comercial do cone sul (Mercosul).

Do norte também é comum os visitantes visitarem Machupichu, entrando no Chile pela fronteira de Chacalluta em Arica.

Do sul, os visitantes costumam chegar de Santiago, onde fica o aeroporto internacional e nacional, onde há conexões para Calama.

Como chegar ao Chile

Santiago, a capital do Chile, é a porta de entrada para os diferentes lugares de interesse encontrados neste vasto país, especialmente se você viajar de avião.

Santiago permanece em constante conexão aérea com as capitais da América do Sul, com saídas uma ou duas vezes por dia.

Da América do Norte, Europa, Ásia e Austrália também é possível encontrar uma grande variedade de companhias aéreas que oferecem voos para Santiago do Chile.

De Santiago há conexões aéreas para Calama; a cidade mais próxima de San Pedro de Atacama, algumas companhias aéreas fazem escalas na cidade de Serena e Antofagasta.

Se preferir alugar um carro, a principal rota a tomar é a Ruta 5, em direção a San Pedro pela Ruta 23, o que dá 1.630 km de viagem.

Se partir de Salta, na Argentina, o acesso é feito pela RN51. Para quem parte de Potosí, na Bolívia, o acesso é feito pela RN5

Rota Bioceânica

O Corredor Bioceânico, nova rota que irá ligar o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile através de uma ponte rodoviária sobre o Rio Paraguai, atualmente em construção (setembro de 2022) facilitará bastante a visita à região do Deserto do Atacama. A ponte ligará as cidades de Murtinho e Carmelo Peralta.

O turista poderá sair de Campo Grande (MS) de carro comum e chegar a Salta na Argentina no mesmo dia. No dia seguinte poderá partir em direção a Calama.

É um passeio bem interessante a planejar. As obras já começaram e a ponte deve ficar pronta em 2024.

Mapa de São Pedro do Atacama



Fotos