Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Parapente - Foto: Carlos André Roani

Quixadá: paisagens exóticas com trilhas e voo livre

Quixadá é reconhecida no mundo todo como uma cidade da aventura para o voo livre. Um local rico em térmicas e estampado com uma paisagem exótica. Leia mais aqui.

Um local rico em térmicas e estampado com uma paisagem exótica. Quixadá é assim. Simples e incrivelmente bela. Ideal para quebra de recordes por sua grande incidência de térmicas. Figura entre os pontos mundiais de voo livre com maior preferência dos pilotos europeus e americanos.

Quixadá é reconhecida no mundo todo como uma cidade da aventura. Derivado das línguas indígenas usadas no território cearense, Quixadá é considerada a maior cidade do sertão central, com 2.019,834 km² e possui o 17º maior PIB do estado, maior renda per capita e melhor IDH do Sertão central.

Localizada em sua maior parte na bacia hidrográfica do rio Sitiá, também abrange outra parte do seu território nas bacias dos rios: o rio Piranji e o rio Choró.

Pequenos reservatórios estão espalhados em todo o território. No entanto, possui dois grandes reservatórios, ambos localizados no leito rio Sitiá, são os açudes do Cedro, com capacidade de 126.000.000 m³, e o Açude Pedras Brancas, com capacidade de 434.049.000 m³.

Com clima tropical quente semiárido, sua temperatura média anual é de 29℃, com chuvas concentradas de fevereiro a maio.

A cidade também é conhecida como “Terra da Galinha Choca”, “Terra dos Monólitos” ou “Cidade Rainha do Sertão Central”, pois possui características marcantes com formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que “quebram” a aparente monotonia da paisagem sertaneja.

Rampa de voo livre de Quixadá - Foto: ASCOM/ Prefeitura de Quixadá

Voo livre

As condições de vento são realmente únicas e favorecem a decolagem. Isso se deve ao clima seco da região, que cria bolhas de ar quente, produzindo as térmicas e levam às alturas os praticantes do voo. “Para se ter uma ideia de como é maravilhoso esse lugar, aqui não existe o voo prego, quando o piloto salta e em pouco tempo faz o pouso. As distâncias percorridas são incríveis!”, comenta o piloto de hang glider (asa-delta) Cláudio Landim. Landim pratica o esporte há 10 anos e conhece bem as características da região.

Outra vantagem da prática do voo livre em Quixadá é a velocidade com que as decolagens são feitas. O piloto deixa a rampa e ganha altitude em poucos segundos. “Nem mesmo é necessário ganhar velocidade”, comemora Landim. O voo é significativamente perfeito e as térmicas conspiram a favor das provas de velocidade e das provas de cross country (longa distância).

Os chamados monólitos (elevações rochosas típicas da região) parecem desafiar a maestria dos pilotos do voo livre. A cidade, situada no sertão central do Ceará, foi descoberta há alguns anos por pilotos de vasta experiência no esporte.

Em julho de 2022, foi realizada a inauguração da nova Rampa de Voo Livre, localizada na Serra de Urucum, proximidades do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. O espaço, totalmente revitalizado ganhou grama sintética personalizada e novos banheiros. As melhorias na estrutura de decolagem permitem que os pilotos possam decolar com segurança e mais conforto.

Além do voo livre, Quixadá possui diversas opções de outros esportes.

ricardo avelar X2fi uUX I unsplash
Foto Ricardo Avelar – Unsplash

Atrações turísticas

Quixadá é considerado um dos mais exóticos e bonitos recantos do Interior do Ceará, com o maior número de atrativos por metro quadrado do Estado, comparado com outras cidades turísticas. Com enorme potencial para o ecoturismo em função de suas belas paisagens naturais, oferece condições para a prática de outros esportes de aventura além do voo livre (parapente e asa-delta), como trilhas para off-road, montanhismo, rapel e trekking.

Algumas atrações da região:


Açude do Cedro

O Açude do Cedro foi uma das grandes obras de combate à seca. Foi construído sobre o leito do rio Sitiá. Tem capacidade para 126 milhões de metros cúbicos. Dispõe de locais para banho, pescaria e para prática de esportes náuticos, além de ser a fonte de água para uma extensa rede de canais para irrigação, a primeira construída no Ceará. O açude também é importante fonte hídrica para o abastecimento do município.


Pedra da Galinha Choca

Localizada apenas a 5 km de Quixadá, é um dos famosos monólitos existentes, tendo seu nome derivado da sua curiosa forma de galinha. A Pedra é considerada um inselberg (dioritos e granitos) que são formadas por resfriamento do magma. está sobre terreno cristalino, que é formado por rochas antigas e resistentes. Para subir até o topo da pedra existe uma trilha que é considerada de grau médio, e ao chegar a visão de toda a cidade vale cada passo dado!


Lagoa dos Monólitos

A Lagoa dos Monólitos ou Açude do Eurípedes é um ponto turístico de Quixadá. É circulada por um parque ecológico com restaurantes, calçadão para ciclistas e pedestres, quadras poliesportivas e pistas para off road, bicicross e motocross.


Trilha da Barriguda

Ao percorrer a trilha é possível ver de perto as belas características de Quixadá, e seus monólitos esculpidos pela erosão e a vegetação. O caminho contorna a Pedra do Magé, e ao chegar nela os visitantes entram em um túnel escavado na rocha de dez metros até uma clareira. No meio existe uma enorme paineira, a “Barriguda” – que dá nome à trilha. Esta árvore precisa de cinco pessoas para abraçá-la.

Rampa de voo livre de Quixadá - Foto: ASCOM/ Prefeitura de Quixadá


Mapa da localização