Pelas trilhas da charmosa cidade mineira de Andradas!

Serra do Caracol e Pico do Gavião

A Serra do Caracol, que leva ao Pico do Gavião é sinuosa com trechos levemente íngremes. Seu contorno é praticamente todo arborizado, principalmente por floresta de eucaliptos. Ao longo do caminho é possível visualizar as pequenas propriedades rurais onde há pecuária bovina destinada à produção de leite.

O marco que divide São Paulo e Minas Gerais fica próximo ao topo da Serra que também faz parte da segunda maior caldeira vulcânica extinta do mundo.

No meio do percurso cruzamos com um rio, antes de atravessar com o veículo analise os pontos que não possuem buracos e siga em frente. Neste caso não há pontes, tem que passar direto pela água. Outro acesso que leva ao Pico do Gavião é a estrada de terra Andradas (MG), que é composta em quase sua totalidade, de terra batida e de fácil acesso, contudo nos dias chuvosos dificulta um pouco o acesso.

Por essa estrada avistam-se as plantações de café, cultura mais importante de Andradas e também a criação de bovinos. O acesso a essa estrada passa pelo bairro do Óleo até chegar ao pico.

Ambos percursos são de fácil acesso, não é necessário utilizar a tração e os iniciantes em 4X4 pode realizá-la sem grandes dificuldades, contudo preste muita atenção nos animais que perambulam pela estrada, pois algumas criações de gado ficam soltas.

Andradas

Andradas é uma cidade tipicamente mineira que se localiza entre os maiores centros urbanos do país, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Situada no sudoeste de Minas Gerais a cidade faz divisa com o Estado de São Paulo, com distância aproximada de 220km da capital paulista. Para os amantes de esportes de aventura Andradas apresenta uma variedade de opções como montanhismo, trekking, off-road, bike, escalada, rapel e voo livre. Este último é um dos destaques da cidade. 

Pela Serra do Caracol é possível chegar no Pico do Gavião, que possui 1663 metros de altitude, onde se pratica voo livre. O local possui rampas naturais de decolagens para quase todos os quadrantes e é considerado por muitos pilotos estrangeiros, como um dos melhores do mundo em estrutura. O desnível das rampas varia de 350 metros ao norte para 700 metros na face sul. Devido à grande extensão do gramado permite várias decolagens ao mesmo tempo.

O Pico do Gavião possui estrutura organizada para os turistas, há loja de artigos para Voo Livre, lanchonete, enfermaria, sanitários com chuveiros, fraldário, estacionamento para aproximadamente 200 carros, churrasqueira e área de Camping para os que desejam acampar. O valor cobrado para o Camping é de R$ 10,00 (dez reais) por pessoa e a taxa de entrada para turista, nos finais de semana, é de R$ 2,00 (dois reais). O acesso pode ser feito por Andradas e Águas da Prata e a segurança é feita com vigia constante no local.

Para iniciantes na prática do parapente há uma escola no local com instrutores e voo duplo.

A melhor estação do ano para a prática do voo livre é na primavera, contudo no restante as condições também são favoráveis. A vista do Pico do Gavião, com tempo bom, é de mais de 20 cidades dos Estado de São Paulo e Minas Gerais. A Festa do Vinho, que ocorre em meados do mês de junho, é a maior manifestação cultural da cidade que abriga algumas vinícolas e 11 adegas.

Caminho da Fé

O Caminho da Fé, novo circuito de peregrinação e maior caminho místico de todo o Brasil, passa pela trilha que leva ao Pico do Gavião. Ele se inicia em Águas da Prata, segue por estradas secundárias entre a divisa de São Paulo e Minas Gerais, e se encerra na cidade de Aparecida do Norte no Vale do Paraíba. O percurso total tem cerca de 300 km e passa por 16 municípios dos dois Estados. Andradas é a primeira parada do caminho que dura aproximadamente 16 dias.

Pontos turísticos Andradas possui diversos pontos turísticos sendo a Pedra do Elefante um de seus destaques. É uma grande formação rochosa, em forma de um elefante deitado, que se localiza na Serra do Pau d’Alho, local apropriado para fazer escaladas. Diz a lenda local que um enorme diamante, que iluminava mais de 5 km nas noites de lua cheia, foi encontrado no local por dois peregrinos europeus que desapareceram de lá.

Melhor época do ano: Ano Todo

Recomendável: A Festa do vinho é a maior manifestação cultural da cidade. 

Vale a pena visitar

A Pedra do Elefante é um imenso maciço rochoso, localizado na Serra do Pau d’Alho, na cidade de Andradas, MG. É visível a quilômetros de distância e chama atenção por ter a forma de um elefante deitado, visualizando-se perfeitamente a cabeça e o corpo, formato que lhe originou o nome. Existe uma lenda na região, que diz que no “olho do elefante” (uma reentrância na rocha) havia um enorme diamante que reluzia intensamente, refletindo seu brilho até a cidade (cerca de 5 km em linha reta) nas noites de lua cheia. 

Mapa