Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Foz do Iguaçu - Foto: Antônio Agnaldo Morais Antônio - Pixabay

Parque Nacional do Iguaçú – atrações e curiosidades

Parque Nacional do Iguaçu: Conheça as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores reservas naturais da América do Sul

Localizado na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais conhecidos e admirados em todo o mundo. Suas belezas naturais atraem turistas do mundo todo que acabam por se encantarem por seus monumentos históricos e pelos seus passeios ao ar livre.

Com cerca de 185 mil hectares de área, é considerado uma das maiores reservas florestais da América do Sul devido à grande variedade de espécies animais e vegetais, além das imponentes Cataratas do Rio Iguaçu.

Para os aventureiros, Foz do Iguaçu é perfeita, afinal com natureza para todos os lados, não faltam opções para o ecoturismo.

As cataratas são um capítulo à parte na geografia do Parque Nacional do Iguaçu. As quedas ocupam uma área semicircular de 2700 metros de largura, com águas caindo de até 72 metros. O número de saltos varia entre 150 e 300 dependendo da vazão do Rio Iguaçu, contando-se os lados argentino e brasileiro.

Além da importância eco turística, o Parque também teve um papel fundamental na história do Brasil. Foi cenário das missões jesuíticas para a catequese da tribo tupi-guarani, depois que os bandeirantes Paulistas expulsaram os jesuítas espanhóis, durante o século XVI.

As famosas Cataratas do Iguaçu são ponto de parada obrigatório para os visitantes da cidade. É possível ver uma das Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo de diferentes ângulos, incluindo uma visão panorâmica das quedas.

Atrações

Em 2001, o Parque Nacional do Iguaçu passou por uma renovação que conseguiu deixá-lo ainda mais atraente para os turistas sem com isso prejudicar seu equilíbrio ecológico. Isso foi resultado de uma parceria do Ibama com empresas privadas, que investiram tanto na infraestrutura quanto na educação ambiental, com a distribuição de folhetos com noções de educação ambiental.

O transporte pelo interior do parque é restrito a ônibus panorâmicos, onde guias treinados falam sobre as atrações do parque. Depois do desembarque, a primeira parada é o Macuco Safári, que conta com trilhas e passeios de barco pelas corredeiras do Rio Iguaçu. A próxima parada é a Trilha das Cataratas, caminhada leve na qual o visitante tem um dos melhores visuais do parque.

O destino final é o Porto Canoas, que dispõe de uma exclusiva área de convivência com lanchonetes, restaurantes, centro de exposições e espaço para apresentações artísticas.

Esportes de aventura no Parque

No Macuco Safari os participantes exploram as Cataratas a bordo de lanchas infláveis motorizadas, munidos de coletes salva-vidas.

A embarcação segue contra as correntezas e vai do Rio Iguaçu até o Cânion das Cataratas, e de jeito nenhum pode ter medo de se molhar! Intensificando a aventura, o barco passar embaixo do salto Três Mosqueteiros, dando um banho refrescante nos visitantes.

O Parque Nacional do Iguaçu oferece diversas opções aventureiras, entre elas o rapel. Nesse passeio os participantes enfrentam uma trilha suspensa de 360 metros dentro da mata e no fim, uma descida de 55 metros sem encostar os pés em paredes ou rochas, o que torna o exercício ainda mais emocionante aumentando a adrenalina.

Já para quem gosta e se diverte tendo contato direto com água, a melhor opção é o rafting, que de quebra oferece uma linda vista para cataratas. Ao total são quatro quilômetros de descida, corredeiras e calmaria, onde é possível nadar no rio. Para contemplar ainda mais a fauna e a flora local, existem também diversas trilhas, onde os turistas podem realizar caminhadas pela selva, contemplar árvores centenárias nativas da região e encontrar diversos animais soltos que continuam vivendo em seu habitat natural.

Para os que desejam ainda mais opções de diversão e atividades e não sofrem de medo de altura, as escaladas são uma excelente opção. Há quedas que variam de 10 até 30 metros de altura e oferecem aos visitantes uma exploração completa das belezas naturais que existem por lá.

Usufruindo ainda mais das belezas naturais, no Cânion Iguaçu, o arvorismo predomina. São brinquedos de 50 centímetros de altura do solo até oito metros de altura, além de uma super tirolesa com 25 metros de extensão. Os trajetos, que são montados com cabos de aços e cordas, aumentam ainda mais a adrenalina do pessoal, além de aproximar pais e filhos, que costumam realizarem o percurso juntos.

E a aventura não acaba por aí. Um muro de escalada com sete metros simula rochas naturais, fazendo com que os participantes vivenciem a experiência da forma mais real possível.

Fauna

A fauna do Parque Nacional do Iguaçu é variada, com algumas espécies ameaçadas de extinção. Entre as aves podem ser vistos o gavião-de-cabeça-cinza, o macuco (Tinamus solitarius), o falcão-peregrino e a andorinha-do-sul, que são dois exemplos de aves migratórias. Entre as mais de 40 espécies de mamíferos catalogados estão o quati (símbolo do Parque), várias espécies de morcegos, a anta (Tapirus terrestris), a onça pintada (Panthera onca) a lontra e a ariranha. Além das diversas espécies de répteis, anfíbios, e 18 espécie de peixes, o parque abriga cerca de 700 espécies de borboleta.

Flora

Há três diferentes formações vegetais. Na floresta estacional semidecidual, se destacam o pinheiro-do-paraná, a begônia e a peroba. Ao norte do Parque pode ser encontrada a floresta ombrófila mista, com os pinheirais. Há também a mata ciliar, formada por árvores mais baixas, como o açoita-cavalo.

Cataratas Rio Iguaçu
Imagem de José Joey por Pixabay

Localização e Acessos

Municípios de Foz do Iguaçu: Matelândia, Medianeira, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu (PR), todos localizados no Estado do Paraná e na fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Área: 185.265 hectares

Temperatura Média Anual: de 18 a 20ºC

Infraestrutura:

  • Centro de visitantes com museu;
  • Lanchonete e restaurante;
  • Passeios pelas trilhas das cataratas e do Macuco Safári (ônibus panorâmico, barco inflável e caminhada);
  • Observação de pássaros e mamíferos típicos da região;

Horário: Pode ser visitado diariamente, das 8 às 17h.

Mapa de Foz do Iguaçu