Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Cananéia

Conheça a histórica Cananéia: patrimônio ecológico

Considerada um dos municípios mais antigos do país, Cananéia é também um dos mais bonitos complexos ecológicos do litoral de São Paulo. Confira

Cananéia é considerado um dos municípios mais antigos do país, e um dos mais bonitos complexos ecológicos da região. Fica no litoral sul de São Paulo, a cerca de 270 quilômetros da capital – próximo à divisa com o Estado do Paraná -, e é formado por diversas ilhas: Cardoso, Bom Abrigo, Cambriú, Castilho, entre outras. Tem sido crescente o número de turistas que tem visitado a cidade de Cananéia, no litoral do estado de São Paulo. Isso se deve às belezas naturais da região, com destaque para as praias e o Parque Estadual Ilha do Cardoso. Além disso, a cidade oferece boa infraestrutura para receber os visitantes, com diversos hotéis e pousadas. Por isso, Cananéia vem se tornando uma opção ideal para quem procura um destino tranquilo e paradisíaco para passar alguns dias relaxando na natureza.

Ruínas e restaurações

Fundada em 1531 por Martim Afonso de Souza, a cidade tem um rico valor histórico e cultural. Até hoje preserva construções que refletem a influência da interação entre portugueses e índios na região. O conjunto arquitetônico colonial abriga igrejas restauradas, e ruínas do século XVII.

Naquela época, a vila era constantemente atacada por piratas e índios. Por esta razão, a igreja de São Batista, na atual Praça Martim Afonso de Souza, foi construída como se fosse uma fortaleza. Além disto, a praça abriga um marco do antigo pelourinho – onde os escravos eram julgados. Três canhões também compõem o cenário.

Patrimônio da Humanidade

A cidade de Cananéia está inserida no corredor biológico de 110 quilômetros que se estende da Foz do Rio Ribeira, em Iguape (SP), até a Baía de Paranaguá (PR). Por abrigar ecossistemas muito ricos e apresentar uma enorme biodiversidade marinha, a região foi transformada em Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Entre as riquezas naturais da região, destaca-se a grande diversidade de peixes, crustáceos, moluscos, aves e, acima de tudo: cinco espécies de tartarugas marinhas. É, assim, um dos maiores criadouros do Atlântico Sul.

Cananéia é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Ilha do Cardoso

No Parque Estadual da Ilha do Cardoso há os sítios arqueológicos, além de praias e de 22 mil hectares de mata atlântica preservada, havendo no meio desta várias cachoeiras e trilhas para caminhadas. Cananéia já foi apontada pela revista Condé Nast Traveler como melhor roteiro ecológico do mundo, sendo também tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade.

O visitante pode apreciar mais a natureza exuberante da região no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC). O acesso à área coberta em sua maioria pela Mata Atlântica, é feito por barcos.

A paisagem é formada por costões rochosos, praias, estuários, barras, restingas, rios, mangues e planícies. Quase mil espécies de plantas da região já foram catalogadas. Além disso, diversos animais endêmicos – só encontrados nesta região, em relação ao resto do mundo – e ameaçados de extinção podem ser encontrados entre as matas.

As duas faces da ilha são bem definidas. A costa, do lado oceânico, exibe praias de ondas fortes, com a mata muito próxima do mar. Já na face do interior, predominam os manguezais.

Verde e aventura

A Ilha do Cardoso, principalmente, é ideal para ser percorrida pelos aventureiros que amam a natureza. São quatro trilhas principais, que podem presentear o visitante com a presença de macacos bugio e mono-carvoeiro, papagaios e ruínas.

Todos os caminhos começam no Núcleo Perequê, onde as pessoas chegam de barco. A partir daí, podem optar pela Trilha do Poço das Antas, Morro das Almas, Trilha dos Mangues, ou do Sambaqui e Costão Rochoso.

As duas primeiras são fáceis de serem percorridas, com cerca de dois quilômetros e meio. Já a Trilha do Mangue apresenta dificuldade média, com um trajeto de 700 metros – seguindo o curso do Rio Perequê, em direção à Praia do Pereirinha.

A Trilha do Sambaqui também tem o mesmo grau de dificuldade, mas o visitante pode conferir os sítios arqueológicos (sambaquis) que ficam no meio da mata. Resquícios de objetos e animais, com milhares de anos, podem ser encontrados durante o percurso de um quilômetro.

Dentre os atrativos naturais, há de se destacar as praias. Segundo a Biblioteca Virtual do Governo de São Paulo, Cananéia conta com sete praias: a Praia da Comunidade Marujá; a Praia de Laje; a Praia do Fole Pequeno; a Praia da Comunidade; a Praia de Ipanema; a da Comunidade Pereirinha (Itacuruçá); e a Praia da Comunidade Pontal do Leste.

Acesso

Cananéia está em pleno litoral de São Paulo, mas como é uma ilha extremamente preservada, o seu acesso a ela não é tão fácil e requer conhecimento de toda a região. Se você estiver de carro é preciso seguir pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até Cananéia.

Todo o acesso à Ilha é feito do porto, de onde partem escunas e pequenas lanchas, até as comunidades tradicionais, e vale muito a pena conhecer uma região tão rica de belezas naturais.

Mapa de localização