Rafting no rio Açungui, aventura perto de Curitiba

O Rio Açungui, localizado a apenas 50 km de Curitiba (PR), mostrou-se um excelente local para a prática de rafting.

Apesar das trilhas para entrar e sair do rio e da duração da descida (cerca de 6 horas), este com certeza é um dos mais belos raftings do sul do Brasil.

Esse trecho maravilhoso foi descoberto pela equipe de instrutores da Praia Secreta em um de seus treinamentos e até ser lançado ao público foram mais de 12 meses de estudos e viagens de reconhecimento.

Devido ao vale do Açungui ser íngreme, cheio de pequenos canyons e muito próximo a uma Floresta Nacional, a natureza da região está bem preservada.

A aventura, apesar de durar apenas um dia, é em formato de expedição que começa as 7h00, partindo de Curitiba em direção a Campo largo.

Alguns quilômetros de estrada de chão e chega-se a uma pequena chácara já na beira do rio.

Os preparativos acontecem entre cantos de pássaros e uma bela paisagem.

A descida começa como um mergulho na exuberância da floresta, cortada apenas ocasionalmente por uma pequena casa de pescadores.

As corredeiras na primeira parte da descida são tranquilas (Classe I e II) e servem para esquentar, uma outra descida mais forte mas a parte da manhã é mesmo contemplativa.

Durante a aventura, surge a expectativa da aproximação do Canyon do Acalantilado (trecho mais forte do rio com cerca de uma hora de duração).

É um show a parte!

Corredeiras classe III dentro de um pequeno canyon, no meio dele tem que se parar na margem para passar a pé por trás de uma pedra que estreita o rio de tal forma que não passa o bote.

Vencer esse trecho merece um momento de comemoração.

Daniel Spinelli