Navio Veleiro Cisne Branco: a belíssima relíquia da marinha nacional

Tema:Iatismo
Autor: Marcelo de Paula
Data: 27/5/2011

“Qual cisne branco que em noite de lua
vai deslizando num lago azul
o meu navio também flutua
nos verdes mares de norte a sul.”

Assim afirma a estrofe inicial do hino do Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, numa alusão aos inúmeros portos nacionais e internacionais em que o mesmo cumpre sua missão de representatividade da nossa Marinha e do Brasil em grandes eventos náuticos entre as nações amigas.

O Cisne Branco foi incorporado a Marinha do Brasil, as margens do Rio Tejo, em Portugal, na cerimônia oficial de largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.

Uma curiosidade a ser citada dentro desse paralelo do tempo é que o Veleiro Cisne Branco também navega com uma réplica da imagem da santa Nossa Senhora da Boa Esperança, a mesma que Cabral levara para dar sorte e proteção em sua viagem rumo ao descobrimento do Brasil.

Lisboa, Ilha da Madeira, Cabo Verde e Salvador. Logo após repetir o roteiro de Cabral, o Cisne Branco, em apenas dois anos marítimos, já lançou âncora nos portos nacionais de Belém do Pará, Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Vitória (ES), Arraial do Cabo, Rio de Janeiro e Angra dos Reis (RJ), Ilhabela e Santos (SP), Paranaguá (PR), Itajaí, São Francisco do Sul e Florianópolis (SC); e Rio Grande, Porto Alegre e Lagoa dos Patos (RS).

Participou ainda de eventos internacionais como a OP Sail 2000 – uma Parada Naval na costa americana; e a Internacional Festival Off The Sea – que incluiu portos na Inglaterra, Espanha etc.

Nesta reportagem:

» Navio Veleiro Cisne Branco: a belíssima relíquia da marinha nacional
» Como é a vida a bordo do Cisne Branco
» Galeria - Cisne Branco
» Os objetivos do Cisne Branco
» Características do Navio Veleiro Cisne Branco
» Navio Veleiro Cisne Branco: a belíssima relíquia da marinha nacional
» A equipe da Código Solar Produções





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos: