Iatismo - Dicas - Interior do Barco

Tema:Iatismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 25/9/2001

Iatismo - Foto: Marcos Hurodovich

Foto: Marcos Hurodovich



1º - Guarde toda a roupa que não for ser usada e os sacos de vela em seus paióis.

2º - Esvazie o poço do porão de água ou óleo que estejam aí para que qualquer vazamento posterior seja facilmente detectado.

3º - Guarde a caixa de ferramentas em compartimento que possa ser alcançado rapidamente.

4º - Verifique a caixa de primeiros socorros e os fogos de aviso e deixe-os em compartimento alcançável.

5º - Ligue o VHF no canal 16 e verifique se estão recebendo bem seu chamado. Informe-se sobre a previsão do tempo e dê a sua posição e porto de destino.

6º - Peça ao cozinheiro que prepare uma sopa ou chocolate quente. Coloque em garrafa térmica para uso, se necessário, durante o temporal, pois não haverá como fazê-lo mais tarde.

7º - Feche todos os armários e fixe as gavetas com fita adesiva. Guarde tudo o que estiver solto, desde panelas até mantimentos.

8º - Esgote a água do vaso e verifique se a válvula está na posição "fechada". Avise a tripulação para manter a válvula fechada.

9º - Prenda firmemente todo o material que estiver nos paióis sob os bancos.

10º - Feche todas as saídas do casco que não estiverem sendo usadas.

11º - Selecione as cartas náuticas da região e lista de faróis. Escolha os portos próximos e estude as aproximações para o caso de necessidade.

12º - Anote os prefixos dos rádios da região [para o caso de possível chamada a clubes ou marinas].

13º - Divida a tripulação em turnos e faça-os descançar enquanto não trabalham, para que estejam descansados e aptos a enfrentar suas horas de quarto em boas condições.

Por fim, se você for do tipo pessimista ou excessivamente precavido, prepare uma "bolsa de abandono", acondicionando em sacos plásticos uma certa quantidade de água e comida. Na pior das hipóteses, você vai precisar dela.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos: