Série de TV Almanaque Amazônia faz Raio X da floresta tropical

Tema:Expedições
Autor: Redação 360 Graus
Data: 14/5/2012

Até o final deste ano, a produtora Código Solar e o Canal Amazon Sat (www.amazonsat.combr) começarão as filmagens do Almanaque Amazônia, primeira série de TV no Brasil, com carbono totalmente neutralizado.

Em 48 capítulos filmados em High-Definition, o roteiro da série pretende fazer um verdadeiro Raio X da região Amazônica, abordando diferentes temas: pesquisas científicas, extrativismo, fauna, flora, pesca, bacia hidrográfica, cultura, história, arqueologia, populações tradicionais (índios, ribeirinhos, quilombolas), culinária, geografia, turismo e Parques Nacionais.

"A série Almanaque Amazônia tem uma importância muito grande para o canal, tendo em vista que a sua proposta está dentro dos valores praticados pela emissora, dentre eles, o compromisso com a Amazônia e o homem da região", opina Luciano Maia, superintendente de conteúdo do Canal Amazon Sat.

A equipe da Código Solar é formada pelo diretor Marcelo de Paula e sua esposa, a produtora Carla Mendes, mais a filha do casal, Morgana, que com apenas três anos será personagem da série. “A aventura dessa vez terá um gosto muito especial! Justamente por ser em família!", opina Carla. A equipe ainda conta com mais dois profissionais multimídia.

As filmagens devem acontecer em aproximadamente 120 dias de expedição e 12 mil quilômetros rodados na Transamazônica, BR 163, Ilha de Marajó, nos Lençóis Maranhenses e no deserto do Jalapão.

Em veículo 4X4, a equipe da Código Solar vai sair do Rio de Janeiro, sede da produtora, e fazer uma parada estratégica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em São José dos Campos (SP), para registrar as pesquisas e o monitoramento via satélite da região Amazônica. Depois o percurso segue pelos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins.

"A primeira parte do trabalho será um grande making of, com flashes diários na grade de Programação do Amazon Sat sobre o dia a dia da equipe em campo: o percurso seguido, locais de gravação, o que foi filmado, quem entrevistou, qual comida típica provou, os contratempos da expedição, etc", explica Marcelo de Paula. "Já o roteiro tem linguagem totalmente cinematográfica e atemporal. A narrativa vai abranger vários locais para relatar um único fato. Tudo estará correlacionado o tempo todo, como se os estados e municípios selecionados para as filmagens montassem um misterioso mosaico para explicar cada tema do Almanaque Amazônia", complementa o diretor.

O projeto encontra-se em fase de captação de recursos, pré-produção e divulgação. Mais informações no sitewww.almanaqueamazonia.com.br.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil