Sonhar: O Primeiro Passo de uma Grande Jornada

Autor: Marcos Pontes
Website: www.marcospontes.net
Data: 15/5/2007

Queira ou não queira, todos nós estamos em uma jornada nessa vida. Todos estamos indo para algum lugar. Assim, é importante escolher o nosso próprio destino para não descobrir, muitos anos mais tarde, que estávamos no trem errado! Sem saber para onde queremos ir, acabamos sendo carregados pela multidão e embarcamos em “algum trem moda”. Isso pode ter consequências sérias em sua vida, como vícios, drogas, tristezas e sofrimentos. Algumas vezes há tempo para retomar a direção correta, outras não. É preciso ver mais longe, muito além do “prazer” imediato. Assim, escolha o seu destino e embarque no trem correto. Aproveite a paisagem a cada instante, mas fique sempre atento para saber qual será a próxima estação. Não desça na estação errada!

Sonhar é importante! Sonhar grande e constantemente! Nossa felicidade, aquilo que constrói o nosso sucesso, é composta de dois fatores: a “felicidade de destino”, que sentimos quando atingimos nossos objetivos, e a “felicidade de caminho”, que sentimos nas realizações do dia-a-dia com próposito definido. Note que uma depende da outra. A busca apenas pela felicidade de destino, sem usar e desfrutar do caminho, é incerta e pode ser difícil e frustrante. A felicidade de caminho é certa mas, para realmente existir, precisa ter uma razão, ter um sonho!

Precisamos de um propósito definido para viver. Sem isso, mesmo cercados de todo o conforto, nada tem sentido. Nos sentimos vazios.

Instintivamente temos a necessidade de sonhar, ter um destino. Vivemos para ser felizes. Os sonhos nos mantêm as esperanças e nos colocam na direção certa para termos ainda mais felicidades. Sem sonhos, é como se vivêssemos ao acaso, como se todo o nosso trabalho não tivesse continuidade, como se nada fosse realmente produtivo. Inconscientemente sabemos que essa situação aleatória, como atirar no escuro, reduz a nossa probabilidade de sucesso, a possibilidade da felicidade de destino. Não ter sonhos é como não ter um alvo definido no caso de uma missão aérea. Nesse caso, decolaríamos sem rumo, sem saber exatamente o que fazer. Gastaríamos combustível e tempo. Obviamente ainda poderíamos ver a paisagem, mas nada teria sentido. Nos sentiríamos frustrados por não usarmos nossas habilidades. Teríamos apenas a constante sensação de desperdício.

Nada de complexo e importante é construído pelo trabalho sem que antes alguém tenha sonhado com sua realização. É meu amigo... o sonho é necessário! Primeiro ele determina o propósito e a direção que dão sentidos para as nossas ações, e nos permitem viver com a mente e o espírito plenamente preenchidos, não deixando espaço para depressão, tristeza, ou fugas da realidade como drogas e outras coisas ruins.

Depois, sonhar ajuda a planejar atividades e determinar o que é preciso melhorar para vencer cada obstáculo. Com propósitos firmes em mente, não importando o “tamanho da batalha”, prosseguiremos sempre com persistência, motivação e cada vez maior auto-confiança pois, a cada desafio vencido estaremos mais fortes e preparados. No dia-a-dia, “sonhos detalhados” podem definir, melhor, nossos objetivos. Isso nos dá uma visão geral do cenário e define prioridades para nossas tarefas, trazendo maior serenidade e eficiência, evitando que gastemos energia com tarefas que não contribuem para o resultado final desejado. Finalmente, os sonhos também podem ser vistos como uma “previsão do futuro”. Pense ou chame isso como desejar, mas sonhar, de algum modo, sempre interfere positivamente para a “natureza conspirar” a favor dos seus objetivos. Já percebeu isso? Alguns chamam de “ser otimista”, “ter pensamentos positivos”, “visualizar o sucesso”, “orar”, “acreditar em Deus”, etc. O fato é que, independente de nomes e explicações, sonhar é necessário e sempre funciona!

Nas próximas semanas continuamos com as fases para realizar todos os seus sonhos.

Mande uma mensagem para o autor: Marcos Pontes
Website: www.marcospontes.net

Todas as colunas

 

Nota do editor: o texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do site 360 Graus, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seu autor.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil