Decisão Pela Atitude Positiva

Autor: Marcos Pontes
Website: www.marcospontes.net
Data: 14/3/2007

A vida é cheia de decisões. Na verdade, ela é feita de decisões. A cada instante decidimos por alguma coisa. Fazemos escolhas. Que direção seguir, que roupa vestir, o que falar, como agir, etc.

Imaginando o dia-a-dia como uma “caminhada”, podemos “visualizar” como as nossas escolhas podem nos levar através diferentes “cenários”. Contudo, é interessante perceber que, não importando qual “cenário” estamos passando em um determinado momento, o que realmente conta para a nossa satisfação pessoal, ou para a falta dela, é como “vemos ou interpretamos” esses cenários. Isto é, dependendo de como “enxergamos” uma determinada situação, uma determinada “paisagem”, ela pode ser inspiradora, motivante, desmotivante, ou indiferente.

Muitos “caminham” olhando apenas para os próprios pés, com medo de tropeçar em alguma pedra na estrada. Perdem a chance de ver a vida que passa ao redor. Acredite, a “paisagem” da vida merece ser apreciada. Lembre-se que a vida seguirá seu curso, em seu tempo, esteja você olhando apenas para os pés ou vivendo intensamente cada momento com alegria e coragem. Sem medo de tropeçar.

Outros, com receio de ficarem frustrados, limitam seus sonhos. Olham para uma linda paisagem e só procuram ver nela o que não lhes agrada. Vivem tristes como críticos e esperam que tudo ao redor também reflita essa tristeza. Vêem tristeza e têm uma vida cinza.

Contudo, pergunte para qualquer pessoa se ela quer ser feliz. A resposta é sempre positiva: “é claro!” Então por que a atitude não segue a vontade? Por que usar a palavra “realista” para justificar a falta de coragem de ser otimista? Por que não ter expectativas maiores sobre si próprio? Por que não ter maiores expectativas sobre a vida? Por que não ver as “belezas da paisagem” que passa a todo instante ao redor da nossa caminhada? O que é necessário para isso? Onde está o segredo do sucesso e da satisfação pessoal?

A resposta é simples, o segredo está dentro de nós. A vida é feita de decisões. Decida pela atitude positiva. Decida sempre por ver sempre o melhor. Escolha ser feliz.

Ontem eu ouvi a história de um rapaz que “reviveu” essa escolha. Isso motivou esse artigo. Vale a pena contar sua história.

Seu nome é Jerry. Ele sempre está sorrindo, de bem com a vida, e sempre tem algo bom para dizer às pessoas. Quando perguntado como está, ele sempre responde: “Se melhorar vou precisar de mais cem anos para aproveitar!”

Jerry era o gerente de uma loja em Houston. Impressionava não só pela competência, mas principalmente pela sua natureza motivadora. Todos gostavam de estar perto dele. Vendo sua maneira sempre positiva, um amigo perguntou: “Como você faz para ser assim, sempre tão feliz e positivo, dia após dia?” Jerry respondeu: “Todos os dias eu acordo e digo para mim mesmo que hoje tenho duas escolhas: posso ser alegre e positivo, ou ser triste e negativo. Eu sempre decido por ser alegre e positivo.”

“Todas as vezes que alguma coisa ruim acontece, eu posso escolher entre ser vítima ou aprender com o ocorrido. Eu escolho aprender mais. Todas as vezes que alguém reclama de alguma coisa, eu posso escolher entre aceitar a reclamação ou apontar para o lado positivo. Eu escolho seguir o lado positivo.”

O amigo protestou: “Mas nada é assim, tão simples!” Jerry respondeu que sim, tudo é apenas uma simples questão de escolha. Quando tiramos todo o lixo de complexidade que colocamos ao redor da situação, tudo o que fica é uma decisão a ser tomada. Você escolhe como reagir a uma situação. Você escolhe como as pessoas vão afetar seu humor, etc. Em resumo, só você pode escolher como você quer viver a sua vida!

Um dia, Jerry foi assaltado e recebeu dois tiros. Foi levado às pressas para o hospital, praticamente sem chances de vida. Milagrosamente sobreviveu. Quando o amigo o reencontrou, alguns meses depois, perguntou como ele estava. “Se melhorar vou precisar de mais cem anos para aproveitar a vida! Quer ver as minhas cicatrizes?”, respondeu sorrindo. O amigo então perguntou o que ele havia sentido quando estava entre a vida e a morte.

“A primeira coisa que pensei foi que deveria ser mais cuidadoso para não ser assaltado”, disse Jerry. “Cai no chão sangrando, enquanto os banditos fugiam, e pensei: você tem duas escolhas – lutar e viver ou desistir e morrer. Decidi viver”.

“Você não ficou com medo? Não perdeu a consciência?”, perguntou o amigo.

“Os paramédicos foram ótimos. Chegaram logo e me animavam a todo momento. Porém, quando cheguei ao hospital, fiquei apavorado. Notei a expressão dos médicos e das enfermeiras. Seus olhos diziam: ele é um homem morto!”

“O que você fez?”

“Bem, havia um grande movimento e falação ao meu redor. Quando a enfermeira perguntou se eu era alérgico a alguma coisa, respondi com dificuldade: SIM! Todos pararam de falar e fazer o que estavam fazendo, esperando pelo restante da minha resposta. No meio do silêncio, eu tomei fôlego e gritei: BALAS!”

“Todos começaram a gargalhar e, no meio desse ambiente, eu disse aos médicos que eu havia escolhido viver! Pedi para que me operassem pensando que eu fosse VIVER e não MORRER! Eles me salvaram.

Realmente, a decisão pela atitude positiva é muitas vezes difícil, especialmente quando tudo parece perdido, mas é sempre a escolha dos vencedores.

Mande uma mensagem para o autor: Marcos Pontes
Website: www.marcospontes.net

Todas as colunas

 

Nota do editor: o texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do site 360 Graus, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seu autor.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil