Conheça os integrantes da história

Tema:Expedições
Autor: Redação 360 Graus
Data: 30/8/2006

Para encarar esse projeto, foram reunidas pessoas gabaritadas e apaixonadas por meio ambiente. Todos os componentes são experientes, competentes e trabalham de alguma forma com montanhas e natureza. É o caso de Paulo Fiote, desenhista profissional que se dedica há dois anos ao desenho de animais e plantas. Além de artista, é montanhista há muitos anos e já participou de grandes travessias em Montanha no Brasil e caminhadas pela Cordilheira dos Andes. Ele conta que a função do desenhista é ajudar o cientista na identificação de espécies. “A riqueza de detalhamento de uma planta tem que estar muito clara no desenho, o que nem sempre é possível com a fotografia ou com a filmagem”, revela.

Segundo Fiote, a rotina de atuação do desenhista em um projeto desse porte é colher informações, como medidas das espécies, fotografias para a identificação das cores, um esboço em grafite e às vezes o recolhimento de uma planta, o que demanda uma técnica específica. “É um trabalho de arte voltado para a ciência”, conta o desenhista que se define com os pés na natureza e as mãos na arte.

Herbert Pardini, geógrafo e turismólogo, responsável por reunir a equipe e tornar viável a expedição, comemora a realização de um sonho. Sem qualquer tipo de patrocínio, a expedição está sendo viabilizada graças a recursos dos próprios montanhistas e de empresas que cederam equipamentos e serviços especializados. Além de uma realização pessoal, os montanhistas comemoram por ajudar na preservação do lugar. “A Cordilheira do Espinhaço precisa ser valorizada e conservada, mas para isso, é fundamental que existam estudos e relatos, e que isso chegue às pessoas. Afinal, é preciso conhecer para proteger”, comenta Pardini.

A fotografia será assumida por Marcelo Andrê, idealizador do projeto, que é fotógrafo profissional especializado em natureza e esportes de aventura, montanhista e ambientalista. Para a expedição, ele conta com um equipamento digital e analógico. Serão levados 40 rolos de filme positivo (slide), o que resultará em mais de 1,4 mil fotografias. Segundo Marcelo, a fotografia tem a função de levar informação ao público por meio de exposição ou publicação. “Esse levantamento fotográfico ajudará na conscientização e preservação da Cordilheira do Espinhaço”, destaca.

Marcelo Vasconcelos é biólogo, especialista em ornitologia e botânica. Trabalha há 12 anos pesquisando a avifauna e a flora do Espinhaço, tendo mais de 50 artigos publicados sobre o assunto. Para ele, a expedição será muito importante, pois a maior parte dos registros de espécies de flora e fauna na região foi feita ao longo de estradas ou em locais com acesso relativamente facilitado, isto é, perto de casas, sedes de parques, vilas e cidades. Neste contexto, os cumes da serra ainda são praticamente desconhecidos e existe a possibilidade de que sejam encontradas novas espécies de plantas e de animais.

“Tenho as melhores expectativas com relação à expedição. Como biólogo, aprendi que estudar a biodiversidade das altas serras e áreas pouco ou nunca amostradas como os topos de montanha é a melhor maneira de descobrir coisas novas. Essa expedição trará muitas novidades cientificas sobre o Espinhaço”, comemora.

Toda a aventura também terá um registro em vídeo, gerando um documentário sobre a expedição. O jornalista Bruno Costa e Silva - que atualmente trabalha com a capacitação de profissionais de turismo no Projeto “Brasil, Meu Negócio é Turismo”, parceria entre a Fundação Roberto Marinho e o Ministério do Turismo – é o responsável por todos os registros em imagens da grande aventura pelo Espinhaço.

Nesta reportagem:

» Com os pés na natureza em prol da ciência
» Conheça os integrantes da história





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil