Parque Nacional de Monte Roraima

Tema:Ecoturismo
Autor: Ana Karla Rodrigues
Data: 2/1/2015

Criado em 28 de junho de 1989, o Parque Nacional de Monte Roraima está localizado no extremo norte do Estado de Roraima. Com 2.875 metros de altitude, o Monte Roraima é o marco divisor da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, e é o maior atrativo deste Parque, principalmente para montanhistas, escaladores e aventureiros em geral. Ele é chamado "A Casa de Macunaíma" pelos indígenas venezuelanos (Pémons) e brasileiros (Ingaricó e Macuxi).

A área do Parque abrigava uma área indígena, a exemplo de outras unidades de conservação amazônicas, o que garantiu sua preservação. Os primeiros registros de explorações na região datam do final do século XVI. O inglês Sir Walter Raleigh cruzou a floresta na região da Guiana. E chegou à base do Monte Roraima, em busca de riquezas minerais, que felizmente não foram encontradas. Fauna
A fauna é típica da região amazônica, com caracterizada pela diversidade de espécies de quelônios e mamíferos.

Flora
A vegetação é caracterizada pela floresta ombrófila densa montana, além de formações arbustivas mais baixas.

Atrações
O Parque não está aberto à visitação pública, mas é possível fazer visitas controladas, com prévia autorização do Ibama. Do alto do Monte Roraima, com 2.875 m de altitude, é possível observar a interessante formação geográfica caracterizada por grandes fendas com formações de diferentes formatos. A trilha para o Monte é de grande dificuldade, exigindo experiência prévia dos aventureiros.

Localização e acessos
O Parque fica no Estado de Roraima. Pode-se chegar até ele através de Boa Vista, pela BR-174, de onde se percorre 212 Km até o Posto Integrado de Controle do Parque em Pacaraima. A partir daí, chega-se a Santa Elena de Uairen (Venezuela) por estrada asfaltada. De Santa Helena, é possível chegar ao Monte Roraima de helicóptero (30 a 40 minutos de vôo). Outra opção é seguir de carro até Paraitepuy, de onde uma caminhada de 22 Km leva à base do Monte. De acordo com o Ibama, é possível chegar ao cume em 10 horas de trekking.

Área
116 mil ha

Temperatura Média Anual
Entre 24 e 26º

Infra-estrutura
Não há estrutura de visitação. Para o camping selvagem durante a expedição ao Monte Roraima, deve-se pedir autorização prévia ao Ibama.

Mais informações:
Fone: (95) 592-1085
Fax: (95) 592-1207





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil