Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Tema:Ecoturismo
Autor: Ana Karla Rodrigues
Data: 15/12/2014

Localizado a apenas 70 Km do litoral sul da Bahia, Abrolhos é outro paraíso para o mergulho no Brasil. O Parque é formado por cinco ilhotas e o Parcel de Abrolhos, cercados por uma dezena de belíssimos recifes de corais, que atingem até 15 Km de extensão. O Parque era uma área de pesca, na qual aconteceu um grande número de número de naufrágios, devido à dificuldade de navegação entre os corais.

De acordo com alguns historiadores, o nome do arquipélago se deve à advertência "Abram os Olhos", que os navegantes portugueses recebiam ao passar pela região. O Parque foi criado em 1983.

Fauna
A grande quantidade de peixes atrai aves migratórias (atobás-mirim, beneditos, pilotos e fragratas). As baleias jubarte usam as águas de Abrolhos tropical para gerar seus filhotes, entre junho e dezembro. As tartarugas-marinhas também desovam ali.

Flora
A vegetação é composta de gramíneas e herbáceas. Além disso, há algumas espécies de coqueiros nas ilhas, que foram introduzidos por moradores.

Atrações
Mergulhar é a atividade preferida de quem visita Abrolhos. O Parque tem excelentes áreas para mergulho autônomo e livre, além de uma impressionante fauna marinha. Outra atração fica por conta das aves migratórias e dos passeios de barco, nos quais é possível avistar as baleias jubarte, a partir de julho.. O Parque permanece aberto todos os dias e o ingresso custa R$ 9.

Localização e acessos
Abrolhos fica no litoral sul da Bahia, partindo-se de Caravelas, que fica a 33 milhas náuticas do Parque. O acesso pode ser feito de lancha (2,5 horas), de traineira (4 horas) ou de escuna (6 horas). A cidade mais próxima da unidade é Caravelas que fica a uma distância de 950 Km da capital do Estado, da qual o acesso pode ser feito através da BR-101/BA-101.

Área
88, 249 mil ha

Temperatura Média Anual
Entre 24,4 e 27 º

Infra-estrutura
Só é possível visitar Abrolhos utilizando as embarcações do Ibama. O Parque não conta com estrutura de visitação. Para quem pretende se hospedar na região, as cidades de Alcobaça, Prado e Caravelas contam com melhor infra-estrutura turística.

Mais informações:
Fone: (73) 297-1111





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil