Em busca de informações escondidas no Maranhão e Piauí

Tema:Ecoturismo
Autor: Fabian Kürten e Marina de Lima Minari
Data: 2/11/2002

Em meados de março deste ano, resolvemos que nossas férias de julho não se resumiriam a mais uma simples viagem de curtição. Com isso, elaboramos e desenvolvemos um trabalho de pesquisa no litoral do Maranhão e do Piauí, intitulado “De Olho no Brasil – Ecoturismo no Litoral, MA & PI”. Buscamos informações escondidas em regiões brasileiras não muito divulgadas.

Tais lugares criam paisagens que, de tão cruas e selvagens, com tanta vida e expressão, são únicas. Logo, não queremos que essa dádiva seja destruída. Com isso o objetivo do nosso trabalho foi fazer um levantamento do potencial ecoturístico, da ótica da sustentabilidade, visando assim a preservação e integração sócio-cultural, ambiental com o desenvolvimento.

Percorremos os litorais de ponta a ponta. Entretanto, nos atentamos para as porções mais desconhecidas, ou seja, Alcântara, São Luis e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não foram nosso enfoque, não obstante nos tenha fascinado.

Para vivenciarmos todos os sentimentos e realidades daquele incrível meio, tivemos que nos desapegar de uma série de comodidades e facilidades de nossa rotina urbana e capitalista. A premissa foi mergulhar de corpo e alma naquele oceano multifacetado, utilizando os mesmos meios que as comunidades dispunham: comendo suas iguarias, ouvindo suas músicas e sentindo não apenas sua rotina, como também seus anseios.

Carutapera

Começamos na divisa do Maranhão com o Pará, em uma pequena cidade chamada Carutapera - cidade que é formada por gente que traduz em suas faces as raízes de nosso Brasil. São índios, contudo, miscigenados aos negros e europeus.

O lugar, até pouco tempo atrás, era um tanto isolado, já que a estrada se encontrava em péssimas condições. Era de terra, totalmente esburacada. Hoje, o acesso é melhor. A mesma estrada foi pavimentada, criando um vislumbre de desenvolvimento econômico para a comunidade que chega a apostar no turismo. Quando chegamos no lugar, parecíamos ET’s. As donas de casa deixavam seus afazeres domésticos e corriam para as janelas, as crianças largavam seus brinquedos e até os comerciantes se esqueciam dos compromissos. Por cada ruela que passávamos, nos deparávamos com olhares curiosos e ao mesmo tempo receptivos.

Todos queriam saber mais sobre os “forasteiros”. Seguimos direto à prefeitura para nos informarmos melhor a respeito dos atrativos da cidade. Lá, nos recomendaram falar com o padre da cidade.

Padre Mário, italiano, está lá há mais de 30 anos. É possuidor de uma vivência marcante sobre a cultura caiçara. Ele foi praticamente nosso guia de turismo, nos mostrou a realidade local.

Fomos até um galpão, no qual mulheres esperavam pacientemente pelos caranguejos, dos quais deveriam retirar toda “polpa” e receberiam R$ 1,00 pelo quilo da carne, enquanto que o mesmo caranguejo é vendido nas praias de Fortaleza-CE por valores que variam de R$ 1,00 até R$ 1,50 a unidade do crustáceo.

Contudo, o mais peculiar, é que esse padre instalou altos-falantes nos quatro cantos da cidade e, todos os dias, acordava as pessoas às 6h com orações e músicas católicas. Além disso, sempre aproveitava para dar recados e informações úteis à comunidade.

No final, ainda nos ofereceu sua casa de praia, situada em um lugar deslumbrante chamado Ilha de São Pedro. Nos ofereceu a chave da palafita (a região sofre enormes influências da maré) e pediu para a deixássemos com a vizinha ao final da estadia, já que seguiríamos por outros rumos.

Nesta reportagem:

» Em busca de informações escondidas no Maranhão e Piauí
» A pequena vila de pescadores
» De olho no Brasil: a longa viagem da Ilha de São Pedro até o paraíso da Ilha dos Lençóis
» Histórias de pescador
» Rio Parnaíba atrai aventureiros do Maranhão e Piauí
» Parnaíba: a Princesa do Igaraçu
» Delta do Parnaíba ou Delta das Américas?
» Os catadores de caranguejo
» Jornada pelo litoral do Maranhão e Piauí termina nas dunas
» A jornada chega ao fim