Dicas para praticar esportes de aventura em Ushuaia, na Argentina

Tema:Ecoturismo
Autor: Debora Garcia
Data: 8/12/2014

Pensou em esquiar na Argentina esse inverno? Que tal fugir das estações cheias de brasileiros e descer uma pista com os locais?

Ushuaia é a capital da província de Tierra del Fuego, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, no extremo sul da Argentina, sendo a cidade mais austral do mundo. O destino ainda é pouco conhecido pelos brasileiros mas isso está mudando aos poucos. Os adeptos a esportes invernais já descobriram que Ushuaia é uma ótima opção.

A temperatura anual gira em torno de 1.5oC no inverno e 10oC no verão, e a sua geografia se caracteriza por vales e geleiras, o que faz com que Ushuaia seja um reduto de estações de esqui. A cidade pequena, mas aconchegante, oferece cerca de 11 centros de esqui no seu entorno, com opções para todos os níveis, modalidades e bolsos.

Separamos as oito melhores estações de esqui para que você possa aproveitar ao máximo as atividades oferecidas no inverno e, por que não, no verão.

Solar del Bosque

A estação conta com uma escola de esqui e disponibiliza aluguel de equipamentos para a prática esportiva.
Site: www.solar-del-bosque.com.ar
Email: info@solar-del-bosque.com.ar,
solardelbosque@tierradelfuego.org.ar
Telefone: +54 02901 444743
Localização: Ruta 3, Km 3020
Distância de Ushuaia: 20,5 Km
O que fazer no inverno: esqui, colônia de férias para crianças.
O que fazer no verão: praticar trekking e acampar.

Tierra mayor

A estação de esqui mais completa de Ushuaia oferece prática e aluguel de wind-ski. Seu restaurante oferece um dos melhores cordeiros fueguinos de toda a região.
Site: www.tierramayor.com
Email: info@tierramayor.com
Telefone: +54 02901 430329/ 15611338
Localização: Ruta 3, Km 3020
Distância de Ushuaia: 21,5 Km O que fazer no inverno: esqui, snowmobiles, trenós puxados por cães e trekking de vários dias de duração.
O que fazer no verão: trekking.


Nunatak

Sua proposta é o contato direto com a natureza patagônica. Suas principais atividades são trekking e esqui, porém contam também outras opções. Oferecem transporte do hotel para a estação e aluguel de roupas e equipamentos de esqui.
Site: www.nunatakaadventure.com
Email: nunatak@speedy.com.ar
Telefone: +54 02901 430329
Localização: Ruta 3, Km 3018
Distância de Ushuaia: 21 Km
O que fazer no inverno: esqui, patinação no gelo, aulas de esqui, passeios com trenós de cães, snowmobiles, trekking, trilhas offroad 4x4.
O que fazer no verão: trekking, caiaque de mar e de travessia, canoagem, trilhas de bike, trilhas de offroad 4x4, observação de castores.

Complejo Villa Lãs Cotorras e Centro de Atividades Invernais Ushuaia Blanca

Um dos primeiros complexos turísticos de Ushuaia e o mais típico da região, esta estação de esqui oferece vários esportes de aventura, aluguel de equipamentos e aulas de esqui. O transporte entre a estação e hotéis da região fica disponível o ano todo. O complexo inclui o centro de atividades invernais, um hotel, um restaurante, uma loja de souvenires, um canil de Huskies Siberianos e um museu.
Site: www.ushuaiablanca.com.ar
Email: info@ushuaiablanca.com.ar,
villalascotorras@hotmail.com
Telefone: +54 02901 15604839/ 15606982
Localização: Ruta 3, Km 3020
Distância de Ushuaia: 25 Km
O que fazer no inverno: esqui diurno e noturno, snowmobiles, trekking na neve, passeios em trenó, aluguel de trenós para crianças e adultos.
O que fazer no verão: observação de castores, caminhadas diurnas e noturnas.

Cerro Castor

Maior e mais importante estação de esqui de Ushuaia, Cerro Castor conta com 27 pistas de todos os níveis, somando um total de 600 hectares de superfície própria para a prática de esqui. Tem a melhor qualidade de neve e a temporada de esqui mais extensa da América do Sul. A estação oferece escola de esqui, aluguel de roupas e equipamentos, internet wi-fi, enfermaria de primeiros socorros, restaurante, transporte para hotéis, loja e hotel próprio.
Site: www.cerrocastor.com
Email: escuela@cerrocastor.com, contacto@cerrocastor.com
Telefone: +54 02901 499301/ 422244
Localização: Ruta 3, 3019
Distância de Ushuaia: 26 Km
O que fazer no inverno: esqui, escola de esqui.
O que fazer no verão: pistas fechadas.

Haruwen

Todas as excursões com destino a Lago Escondido e Fagnano passam por Haruwen. Inclui um restaurante e uma pequena pousada.
Site: www.haruwen.com.ar
Email: info@haruwen.com.ar
Telefone: +54 02901 435807/ 15604893/ 431099
Localização: Ruta 3, 3005
Distância de Ushuaia: 36 Km
O que fazer no inverno: esqui, snowmobile, trenó puxado por cães, esqui cross-country.
O que fazer no verão: observação de castores, quadriciclos, mountain bike, trekking.

Club Andino Ushuaia

O Clube Andino Ushuaia fica a poucos quilômetros do centro da cidade, no caminho para Glaciar Martial. Algumas atividades são apenas para os sócios, porém é possível praticar esqui e alugar equipamentos.
Site: www.clubandinoushuaia.com.ar
Email: administracion@clubandinoushuaia.com.ar
Telefone: +54 02901 422335
Localização: Fadul 50, 9410 – Ushuaia
O que fazer no inverno: esqui, patinação no gelo.
O que fazer no verão: pistas fechadas.

Glaciar Martial

Em Glaciar Martial, encontra-se a escola privada de esqui mais antiga da Tierra del Fuego com preços acessíveis e instrutores preparados. Oferece aulas de esqui, aluguel de equipamentos, e um teleférico que leva os visitantes ao pé do Glaciar Martial, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.
Site: www.escuelaushuaia.com
Telefone: +54 02901 1550-3767/ 1551-0337
Localização: Luis Martial N.º 3995 - Ushuaia
O que fazer no inverno: esqui, snowboard.
O que fazer no verão: pistas fechadas.

Dica: A Secretaria de Turismo de Ushuaia coloca à disposição de todos que visitam a cidade o serviço gratuito de translado entre os centros de inverno na região dos vales. Esta é uma ótima opção para quem deseja conhecer mais de um centro de esqui por dia. A facilidade de locomoção entre os centros é um grande atrativo porém lembre-se que o serviço de translado não inclui o transporte entre a cidade e os centros de inverno. Se você está hospedado na cidade de Ushuaia, vá de taxi ou ônibus comum até qualquer um dos centros de esqui e então usufrua do serviço gratuito de translado.

Como chegar a Ushuaia:

Todos os voos provenientes do Brasil fazem escala em Buenos Aires, capital federal. Alguns voos nacionais fazem escala em Rio Gallegos. As empresas aéreas que voam Brazil – Ushuaia são: LAN, TAM, Pluna e Aerolíneas Argentinas. Também é possível chegar a Ushuaia de ônibus coletivo, de carro ou de navio.

Dica: Durante todos os sábados de julho, a empresa aérea Aerolíneas Argentinas oferece voo direto, sem escalas, de São Paulo (GRU) a Ushuaia (USH), com duração de 5 horas e 40 minutos. É uma ótima oportunidade para conhecer ou retornar a cidade porta de entrada da Antártida.



Debora Garcia é carioca, professora, travel blogger. Ela sempre quis dar a volta ao mundo e agora chegou a sua vez. Em breve começa a Expedição Novo Mundo e estão todos convidados a juntar-se a ela na sua busca incansável dos melhores destinos de ecoturismo do mundo.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil