A História

Tema:Ecoturismo
Autor: Redação 360 Graus
Data: 23/12/2013

A história de ocupação da região em que o Parque está inserido data de cerca de 10.000 anos atrás, segundo os antropólogos. A comprovação vem da descoberta de sambaquis fluviais, além de sítios ceramistas mais recentes, datados de 2.000 anos. Vestígios de uma tradição caçadora coletora, passando posteriormente a cultivadora evidenciam que esta região esteve incluída na rota migratória das populações indígenas pré-coloniais.

Os primeiros pontos de povoamento da época colonial no Alto Ribeira organizaram-se no final do século XVII, início do século XVIII, com o surgimento das Bandeiras e de desbravadores à procura de ouro. A maior parte da população atual descende de quilombos, que também haviam nesta região.

A atual estrada SP-165, que liga Apiaí a Iporanga, e cruza o PETAR, já era caminho, nessa época, das tropas de mulas.

A história do PETAR confunde-se com o histórico de colonização da região. Oficialmente foi criado através do Decreto n.º 32.283, de 19/05/58, como Parque Estadual do Alto Ribeira - PETAR, e ratificado pela Lei n.º 5.973, de 28/11/60, como PETAR.

No entanto, os objetivos de conservação da área datam já do início do século XIX, através da visita de naturalistas à região. Nomes como Ricardo Krone, Edmund Krug e John Branner produziram as primeiras pesquisas na região, além de cadastrarem inúmeras cavernas e já pedirem a criação de uma reserva científica para fins de estudo de paleontologia e espeleologia. Foi porém, a partir de 1950, através do engenheiro José Epitácio Passos Guimarães, e do topógrafo e poeta Pedro Colmério, que formalizou-se o pedido oficial de criação de um parque na região, culminando no Decreto de 1958.

De lá para cá, sua implantação vem sendo feita de forma lenta e gradativa através do impedimento de atividades degradadoras do meio ambiente como extração de madeiras, mineração, desmatamentos, extrativismo ilegal, caça, grilagem de terras e outros. Através de financiamento externo com o Banco Mundial, o PETAR implantou infra-estrutura adequada a sua administração, fiscalização e à recente demanda das Áreas Naturais para o ecoturismo.

Nesta reportagem:

» O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR
» As belezas do Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
» Ecossistema
» A História
» As cavernas do Petar
» Esportes
» Dicas para visitas nas cavernas
» Guia de viagem





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil