• Curiosidades O nome Jalapão vem de uma ...">

    Vídeo: Chapadas, dunas, história. Conheça tudo sobre o Jalapão

    Tema:Ecoturismo
    Autor: Redação 360 Graus
    Data: 31/7/2013



  • Curiosidades

    O nome Jalapão vem de uma trepadeira chamada Jalapa-do-Brasil. As dunas cor-de-cobre movimentam e transformam a região, a sudeste Estado do Tocantins, revelando os mistérios do grande ciclo da vida. O Jalapão é constituído pelos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Lizarda.

    As chapadas imponentes, formações de relevo curiosas, são desgastadas pelo vento minuto após minuto e sedimentam suas areias no solo local. Daí vem o deserto do Jalapão.

  • História

    O potencial humano é uma das preciosidades da região. Hábitos e culturas surgiram ao longo dos tempos, sem qualquer influência externa e, hoje, se mantêm vivas e aproveitando os benefícios gratuitos da natureza. O povoado de Mumbuca, remanescente de quilombo, há dois séculos conserva a tradicional confecção de artesanato em capim dourado, planta típica que cresce nos varjões entre abril e junho. Enquanto os homens trabalham na roça ou pescam para o sustento, as mulheres trançam chapéus, cestas e bolsas.

  • Relevo e Vegetação

    A ação do tempo criou este cenário único no Brasil. Um mundo ainda desconhecido, formado por dunas exuberantes, chapadões míticos, cachoeiras furiosas, planaltos, savanas e trilhas empoeiradas. É aqui que o cerrado revela seu lado surpreendente a espera dos que querem desvendá-lo. O Jalapão é uma das poucas paisagens nacionais que ainda se conservam imunes ao avanço da civilização.

  • Clima

    O clima da região é do tipo tropical-continental com duas estações bem definidas, uma "chuvosa", compreendida entre outubro e abril, e outra "seca", de maio a setembro. A cobertura vegetal da região é formada por savanas nos seus vários gradientes, predominando a savana gramíneo-lenhosa e uma estreita mata ciliar sendo observada eventualmente.

    As savanas apresentam dois extratos sendo um rasteiro formado por gramíneas (agreste) e outro, arbóreo formado por árvores de pequeno porte com tronco e galhos retorcidos e folhas coreáceas.

  • Hidrografia

    Com relação aos recursos hídricos, a região do Jalapão está inserida na Bacia Hidrográfica Araguaia - Tocantins.

    Entre os principais rios destacam-se: Sono, Balsas, Novo, Galhão, Prata, Soninho, Vermelho, Ponte Alta, Come Assado, Frito Gordo, Caracol. A região conta ainda com uma grande quantidade de nascentes formadoras de caudais, águas borbulhantes, também chamadas de "fervedouro" ou "frevedouro" pela população local.

    Tal característica desta região é devido à formação rochosa do tipo arenítica onde as chuvas abastecem o lençol freático e pelo fenômeno "ressurgência da água", têm-se essa abundância de nascentes, com uma regularidade de vazão, tanto no período chuvoso quanto na estiagem.

  • Esportes

    O rafting no Rio Novo virou febre na região. Operadoras de São Paulo e poucas locais fazem a viagem pelo rio em três ou cinco dias, com acampamentos e muitos banhos de rio nas cachoeiras, ou corredeiras. As cachoeiras da Velha e da Formiga são belíssimas.

    Proveitoso é também o mergulho nas diversas lagoas do rio, como a Fervedouro, um lago de areia branca, de onde brota um lençol freático, uma nascente, que faz a água borbulhar .

    Pular da Ponte Alta do Tocantins - no Rio Ponte Alta - também parece ser uma prática bem espalhada na cidade. Outro passatempo é atravessar este mesmo rio à pé, carregando uma barra de ferro pesada para afundar mais depressa.

  • Cultura

    Em um lugar onde a presença humana é limitada, a cultura fica restrita aos pequenos povoados. Em Mateiros, por exemplo, uma comunidade negra de ex-escravos, os mumbucas, procuram manter seus costumes.

  • População

    A densidade demográfica é de 1,3 habitantes por quilômetro quadrado. Aqui, qualquer pessoa pode passar dias sem ver outra. A densidade populacional da região só não é menor que na Amazônia. Mesmo rodando nas estradas principais, você passa horas sem cruzar com pessoa alguma pelo caminho.





    © Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

    Compartilhe:


    Livros:

    Equipamentos:

    • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
      Lugares
      Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    • Parque Nacional de Monte Roraima
      Parques
      Parque Nacional de Monte Roraima
    • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
      Lugares
      Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
      Parques
      Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
      Ecoturismo
      Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
      Ecoturismo
      Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil