Do Japão à Alagoas

Autor: Sacha Haim
Data: 20/12/2000

No principio de novembro estive participando, com meu irmão Sandro Haim, do Saga International Balloon Fiesta 2000, no Japão. Antes do inicio do evento, tive três dias para desfrutar dos templos e palácios de Kyoto. Nada melhor do que estas lindas paisagens para tranqüilizar e acalmar a qualquer um. Quando começou a competição estava realmente relaxado e centrado. Conseguimos um grande resultado, ficando a frente do atual campeão mundial, e atrás apenas de japoneses e australianos. Fomos o 9º colocado entre 85 participantes de treze países.

Após uma longa e interminável viagem, saindo de Narita, passando por Nova York, Barcelona, São Paulo e Maceió, finalmente chegamos à Penedo, Alagoas. Parti de Barcelona acompanhado de Angel Aguirre (vide coluna "Vôo de passageiros na Catalunha"). Ele também havia chegado neste mesmo dia, só que do Senegal.

Em São Paulo mais dois agregados, Silvia e Salvator Haim (meus pais). De Maceió direto à Penedo, onde no dia seguinte fizemos nosso primeiro vôo sobre o lindo rio São Francisco, carinhosamente chamado pelos alagoanos de "Velho Chico".

A equipe "Brasil sem Limites" (SporTV) fez dois filmes. No primeiro enfocando o "Velho Chico" e o nosso histórico Lampião. No segundo sobrevoamos a zona de União dos Palmares e a serra da Barriga, a qual abrigou o quilombo de Zumbi com mais de 30 mil "refugiados" entre escravos, índios e brancos, na então conhecida "Terra Prometida".

Sobrevoamos o "Velho Chico" em duas ocasiões. Na primeira, decolamos de Penedo e rapidamente cruzamos o rio, entrando em terras sergipanas. Após 2h15 de vôo, pousamos próximo ao povoado de Mundéo da Onça, numa estrada de terra cheia de crianças sorridentes.

No segundo vôo, decolamos de Limoeiro, à beira do São Francisco, e só o deixamos para pousar uma hora e meia depois, em Jacarezinho. Estivemos "navegando" no rio por um bom tempo, o que nos permitiu, inclusive, um rápido banho durante o vôo. O ultimo vôo foi no sertão. Decolamos de Piau, minúsculo povoado que organizou uma Festa de Reisado em nossa homenagem.

Cruzamos uma pequena montanha onde pudemos observar de bem perto o que é o sertão alagoano. Lampião era realmente "casca grossa".

A região do quilombo do Zumbi era tecnicamente muito mais complicada. Uma zona montanhosa com muito vento. No nosso primeiro vôo pegamos ventos de mais de 50 Km/h. Pousamos a 45 km do ponto de decolagem, entre ventos rotores e térmicas, com o balão totalmente deformado. O resgate não nos encontrou. Após uma carona de uma hora e meia de moto-taxi chegamos ao ponto de encontro. Para um vôo de uma hora e meia, um resgate de dez parece uma eternidade. No segundo vôo decolamos do topo da serra da Barriga. Esta vez uma decolagem em meio a ventos rotores super fortes e um pouso tranqüilo junto à pick up de resgate.

Nosso diretor, Silvestre Campe, passou mais tempo dependurado do lado de fora do balão que dentro da cesta. Estou muito curioso para ver a matéria final que sairá pela SporTV em fevereiro e março de 2001.

Tivemos o patrocínio do governo de Alagoas através da Secretaria de Estado do Turismo e Esportes (www.setur.al.gov.br), da SporTV (www.sportv.com.br) e da Gastal (www.gastal.com.br), concessionária Chrysler no Rio de Janeiro. Produção de Clear Light produções (www.clearlight.com.br).

Mande uma mensagem para o autor: Sacha Haim

Todas as colunas

 

Nota do editor: o texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do site 360 Graus, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seu autor.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil