Balonismo: a maneira mais primitiva de voar

Autor: Sacha Haim
Data: 5/2/2002
Balonismo -



Balonismo -



Balonismo, esporte associado à maneira mais primitiva de voar! No século XVIII o padre brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão, ao observar sua lareira, descobriu que o calor poderia levantar determinado peso. Hoje, alguns séculos depois, não temos a menor dúvida quanto a isso pois todo moleque já soltou ou viu boquiaberto um balão de São João. Essa magia provocada pelos balões de papel se estendeu ao balão de ar quente, no esporte denominado balonismo.

Um dos fatores apaixonantes no balão é que ele não é dirigível, não se tem total controle sobre essa imensa aeronave. O único controle do piloto é o de subir, aquecendo-o, e o de descer, liberando ar quente ou esperando que se esfrie o interior do gigantesco envelope (nome utilizado para a parte de tecido do balão). Para um direcionamento, dependemos totalmente das massas de ar (vento). Em distintas altitudes essas massas costumam mover-se em direções e velocidades diferentes. O piloto procura através disto "dirigir" sua aeronave. Um carro de apoio estará sempre seguindo-o por terra.

Existem diferentes tipos de vôos como, por exemplo:

Por hobby
Onde o piloto decola sem nenhuma preocupação ou talvez apenas uma, a de desfrutar plenamente a sensação de estar suspenso no ar.

Com passageiros
Agradar ao cliente.

De competição
Um diretor de competição determina tarefas que devem ser cumpridas pelo piloto. Na maioria das vezes, jogará marcas sobrevoando alvos pré-determinados.

De aventura
Voar no Pantanal, na Amazônia, sobrevoar montanhas ou, ainda, tentar chegar a locais nunca antes alcançados.

Mande uma mensagem para o autor: Sacha Haim

Todas as colunas

 

Nota do editor: o texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do site 360 Graus, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seu autor.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos: