Saiba mais sobre as principais provas realizadas nos campeonatos

Tema:Balonismo
Autor: Sacha Haim
Data: 16/2/2004

Conheça algumas das principais provas utilizadas em campeonatos de balonismo.

  • Alvo declarado pelo piloto: O piloto deve selecionar um alvo antes do início da tarefa, quando então irá decolar a partir da área de decolagem e tentará lançar sua marca o mais próximo possível do alvo por ele previamente selecionado.”

  • Alvo declarado pelo juiz: Cada competidor voará a partir da área de decolagem e tentará lançar a marca próximo ao alvo determinado.

  • Fly-in: Os competidores escolherão seus próprios locais de decolagem e tentarão atingir um alvo determinado. Um vôo pode ser abortado para uma nova tentativa de outro local tantas vezes quantas o piloto desejar, a não ser que haja determinação contrária no “briefing”. No briefing é informada a distância mínima e máxima do ponto de inflagem até o alvo.”

  • Fly-on (continuação do vôo): É uma tarefa suplementar, onde o piloto declara um segundo alvo o qual ele deve alcançar, após ter cumprido a primeira tarefa.”

  • Mínima distância: Os competidores tentarão voar a mínima distância possível durante um período de tempo definido. A posição para contagem de pontos será estabelecida pela marca, se o observador designado tiver visto a queda da marca após o tempo mínimo (período). Caso contrário a posição de contagem de pontos será a posição de aterrissagem, desde que o balão tenha sido visto em vôo, por um oficial, após o período mínimo.

  • Valsa de hesitação: Os competidores voarão a partir da área de decolagem e tentarão lançar a marca perto de um dos alvos (mais que um).

  • Tarefa de taxa de aproximação calculada (TTAC) – se não for a mais interessante, está com certeza entre as primeiras: Os pilotos irão lançar suas marcas dentro de uma área de pontuação válida tão próxima quanto possível do alvo marcado. A área de pontuação será dividida em “janelas”, e cada uma delas terá um único período (horário) válido.” Existem infinitas formas de se definir esta prova. A que vai ser usada como exemplo foi utilizada no Campeonato Norte-Americano de 1991:

    A meta dos pilotos será jogar suas marcas no centro do círculo A (ver croqui página anterior), ficando desta forma mais próximo do X. Cada área tinha um horário em que podia ser lançado a marca.

    O piloto deveria então calcular o tempo necessário de vôo para encontrar a “janela” desejada aberta, lembrando que cada uma ficava aberta apenas 10 minutos.

    No balonismo é muito importante o trabalho de grupo. Óbvio que um bom piloto é indispensável, porém uma boa equipe pode ser uma grande ajuda. Caso esta falhe, desde o não cumprimento de ordens do piloto até a um comportamento não adequado, inclusive infração de trânsito, poderá acarretar uma penalização do piloto.

  • Equipe: Enquanto o piloto voa, a equipe de resgate também tem suas aventuras, pois não é nada fácil seguir o balão sem ter noção de onde está indo. Muitas coisas podem ocorrer. Um pneu furado seria fácil de resolver, porém atravessar rios com a caminhonete ou atolar numa poça de lama no meio do nada já é um pouco mais problemático.

    Nesta reportagem:

    » Conquistando os céus: o que é um balão de ar quente
    » Um balão é composto de...
    » Conheça a história da invenção do balão de ar quente
    » Escolhendo o local de decolagem
    » Inflagem
    » Decolagem
    » Vai voar de balão? Saiba como voa, do que é composto e como funciona
    » Aterrissagem
    » Pós-aterrissagem
    » As diferentes modalidades do balonismo
    » Saiba mais sobre as principais provas realizadas nos campeonatos





    © Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.
  • Compartilhe:


    Livros:

    Equipamentos:

    • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
      Lugares
      Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    • Parque Nacional de Monte Roraima
      Parques
      Parque Nacional de Monte Roraima
    • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
      Lugares
      Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
      Parques
      Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
      Ecoturismo
      Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
      Ecoturismo
      Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil