As diferentes modalidades do balonismo

Tema:Balonismo
Autor: Sacha Haim
Data: 23/2/2004

Aventura
Temos alguns exemplos desta modalidade, como as travessias do Atlântico e do Pacífico, realizadas em Janeiro 1991 e 1987 respectivamente. Várias pessoas, porém, foram engolidas pelas águas desses Oceanos nas suas tentativas.

Um projeto ainda não realizado é a circunavegação da Terra, havendo pelo menos dois grupos trabalhando para isto. Muitas outras aventuras foram feitas, como vôos sobre o Pólo Norte, travessia da Inglaterra para Rússia. A mais recente travessia foi da Espanha para a Venezuela em um vôo quase rasante, pois utilizaram o vento de superfície e não os altos, como são normalmente utilizados nessas ocasiões. Este vôo foi para comemorar os 500 anos de descobrimento da América. Vôos panorâmicos na África, no Egito, sobre territórios pouco conhecidos, e até mesmo vôos noturnos que exigem um equipamento mais sofisticado, como enormes holofotes para iluminação de um eventual pouso.

Os vôos sobre as montanhas também são bastante impressionantes. Temos exemplos de vôos sobre os Alpes, Kilimanjaro, Himalaias, etc...

Podemos ainda praticar outros esportes a partir do balonismo, como o pára-quedismo e o vôo livre. No caso do paraquedismo e do paraglider, os praticantes são levados dentro do cesto e liberados quando for alcançada a altitude desejada. O mesmo ocorre com a asa delta, com a diferença de que a asa fica amarrada embaixo do cesto.

Promocional
É aquela em que uma determinada marca é exposta num balão para efeitos promocionais, sendo que na maioria das vezes não é um vôo propriamente dito, e sim um cativo que ocorre quando o balão se levanta do solo preso por uma ou mais cordas. Esta é a forma ideal de propaganda, pois o público pode apreciar de perto o imenso “outdoor” e muitas vezes subir a alguns metros do solo dentro do cesto. Um tipo de balão muito usado recentemente para promoções é o balão de forma. Com este é capaz de se mostrar exatamente o produto do qual está sendo promovido.

Esportivo
É aquele em que em um piloto possui seu próprio balão, tendo às vezes um patrocínio para ajudar nos custos, mas que no fundo voa apenas pelo prazer de voar, sem visar a nenhuma espécie de lucro, chegando também a participar de eventos e campeonatos.

Turismo
Os mais famosos grupos são: o grupo “Bombard Society”, que no verão atua no vale do Loire, França, sobrevoando castelos e, no inverno, levam passageiros aos Alpes, em Chateau D´Oex. O outro bem sucedido grupo turístico é o que realiza safáris na África. Esses grupos são formados por equipes profissionais que vivem disto.

Competitivo
Quando se pensa em competição, a palavra é logo associada a corrida. No balonismo isto seria impossível, uma vez que o balão não possui força própria de impulsão, ou seja, ele vai na mesma velocidade que o vento o carregar. Graças a isso temos um campeonato bastante complexo que é disputado até mundialmente, a cada dois anos. Em 1973, foi realizado o Primeiro Campeonato Mundial de Balão a Ar Quente em Albuquerque, EUA.

Num campeonato de balonismo, vários pilotos disputam uma série de tarefas que valem pontos. Quem acumular o maior número de pontos é o campeão. Na equipe de organização, o diretor técnico define as tarefas do campeonato, passando-as aos pilotos e as esclarecendo no “briefing” (reunião que antecede cada tarefa). Um outro membro organizador é o chefe dos observadores, que confirmas medições feita pelos observadores. Estes, por sua vez, devem acompanhar as equipes durante o período da tarefa para medir as marcas e anotar qualquer tipo de infração, que pode ser tanto do piloto quanto da equipe. Podemos tomar como exemplos de infrações de equipe: excesso de velocidade, desrespeito para com qualquer pessoa etc...

Nesta reportagem:

» Conquistando os céus: o que é um balão de ar quente
» Um balão é composto de...
» Conheça a história da invenção do balão de ar quente
» Escolhendo o local de decolagem
» Inflagem
» Decolagem
» Vai voar de balão? Saiba como voa, do que é composto e como funciona
» Aterrissagem
» Pós-aterrissagem
» As diferentes modalidades do balonismo
» Saiba mais sobre as principais provas realizadas nos campeonatos





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil