Estilo de vida do corredor de aventura

Autor: Alexandre Freitas
Data: 12/9/2003

Recebo diversas mensagens questionando o perfil de um Corredor de Aventura, quais são as características essenciais para um bom desempenho, quais são os erros mais comuns, o que deve ser evitado, o que deve ser privilegiado, etc. Ainda não existe um padrão 100% garantido de eficiência visto que a Corrida de Aventura não é apenas uma competição esportiva de caráter expedicionário, mas sim um estilo de vida.

Praticar o esporte não é apenas juntar um grupo de amigos e equipamentos para viajar no final de semana, caminhar, correr, nadar, remar ou pedalar. Praticar o esporte é, também, respeitar determinadas regras de convivência social e preservação ambiental, além de estar preparado para fazer escolhas, a qualquer momento. A vida é feita de escolhas e o corredor de aventura precisa estar atento para compreender o momento certo de optar entre diferentes caminhos ou trilhas.

O preparo físico ajuda, mas não é o diferencial, principalmente em competições longas. O fator psicológico conta mais porque é ele quem domina o físico. Um bom corredor de aventura deve saber tomar decisões, mesmo nos momentos mais complicados; agir sob pressão, reconhecer seu erro, ouvir seus companheiros, saber quando parar para dormir, quando comer, quando acelerar e quando descansar. Precisa encontrar o equilíbrio necessário para optar pelo caminho certo, e assim também acontece no nosso dia-a-dia.

A sociabilidade é um fator determinante, tanto na vida como nas corridas. As pessoas não estão neste mundo para satisfazer nossas expectativas, assim como não estamos aqui para satisfazer as delas. As pessoas não precisam umas das outras, elas se completam... A equipe deve ser o seu complemento, assim como você deve ser o complemento dela. É preciso haver cumplicidade, comunicação e objetivos comuns para conquistar o sucesso.

Além de respeitar a si mesmo e seus companheiros, é preciso respeitar e preservar a natureza. A Corrida de Aventura é uma oportunidade única de conhecer lugares pouco explorados e de beleza exuberante, e o corredor de aventura é privilegiado por isso. Assim, a preservação ambiental tem que ser uma constante em sua vida e a Corrida de Aventura é um espelho de suas atitudes no cotidiano.

Nesta coluna:
» Corrida de aventura EMA MixTERRA homenageia Alexandre Freitas
» Alexandre Freitas: 'Nasci de novo'
» Corrida de Aventura - Preparativos
» Estilo de vida do corredor de aventura
» A segurança em Corridas de Aventura
» Superação

Mande uma mensagem para o autor: Alexandre Freitas

Todas as colunas

 

Nota do editor: o texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do site 360 Graus, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seu autor.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil