Modalidades de treino para Corrida de Aventura

Tema:Adventure Race
Autor: Aulus Sellmer
Data: 11/4/2003

Depois de toda esta explicação de como distribuir seus treinos, vemos como é complicado envolver diversas modalidades e ainda por cima para uma equipe inteira. Acho importante reforçar que um atleta de aventura precisa treinar pelo menos as seguintes modalidades esportivas:

Corrida intercalada com trekking, modalidade que na minha opinião tem uma importância fundamental. O ciclismo também deve estar presente em sua programação de treino. Temos ainda a musculação, a canoagem e as técnicas verticais, que em conjunto com os treinos de transição e simulados fazem parte da programação de um corredor de aventura. Tudo isto deverá ser distribuído nas respectivas fases de sua periodização e durante as semanas de treinamento. Para iniciantes as provas de mais ou menos 50, 60km ou short adventure são o melhor caminho para iniciar sua participação nesta modalidade. Não tenha pressa e permaneça por um determinado período nestas provas para adquirir experiência e depois encarar novos desafios. Para participar de um short adventure é preciso um treino de seis meses para conseguir completar uma prova com a sua equipe.

O avanço da ciência fez com que os programas de treinamento de diversos esportistas progredisse bastante, haja vista que o atleta moderno é mais rápido, ágil, resistente, flexível e forte do que o de décadas atrás. Atualmente já existem mais respostas que a fisiologia do exercício e outras ciências conseguiram encontrar, para descrever e contribuir com os aspectos relevantes ao desempenho de esportistas.

De que adianta muita força e velocidade se o atleta não possui resistência para manter-se correndo até o final da prova? Como pode um atleta correr tão rapidamente sem que possua um bom nível de flexibilidade para dar passadas largas e fluidas? Pense sobre isto e bons treinos.

Treinos simulados
A assessoria esportiva 4Any1 oferece treinos simulados para os atletas e iniciantes. O ultimo foi realizado na Juréia, um cenário perfeito para as corridas e treinos. Trilhas com aclives e declives, rios, mar e mangue oferecem tudo que um atleta precisa e na Ecoadventure, operadora de canoagem, encontram-se várias canoas havaianas para quem precisa treinar a remada. O visual é um show!

Nesta reportagem:

» Adventure Race - Como competir
» Modalidades de treino para Corrida de Aventura





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil