Saiba tudo sobre o espírito das Corridas de Aventura

Tema:Adventure Race
Autor: Ana Karla Rodrigues
Data: 23/8/2006

A busca por desafios sempre foi um dos motores da história humana. Ao longo de todos os milênios pessoas romperam barreiras naturais, desafiando a natureza e seus caprichos e tendo consigo um compromisso de seguir sempre adiante. E esse é o espírito da adventure race, um esporte que nasceu para confirmar o desejo do homem em atingir pontos extremos usando formas de transporte que não danifiquem o planeta.

A corrida de aventura também pode ser definida como uma expedição competitiva. Elas acontecem em lugares que possam oferecer a maior diversidade possível de terrenos e paisagens e que possibilitem a prática de várias modalidades, como trekking, mountain biking, técnicas verticais, canoagem, equitação, natação e outras que variam de acordo com o lugar onde é realizada e seu organizador. Cada equipe deve ter três ou quatro pessoas, sendo que uma delas deve ser do sexo oposto. Equipes cujos membros são do mesmo sexo podem participar, mas não marcam pontos.

No mundo, há corridas de dois a dez dias ininterruptos, nas quais sono, frio, cansaço extremo e pouco tempo para alimentação devem ser considerados tão adversários quanto as outras equipes. Excelente preparo físico, equilíbrio mental para lidar com problemas de relacionamento e suportar privações, são características fundamentais para o atleta de corrida de aventura. Sem contar o gosto por atividades em equipe e o bom humor.

A idéia principal das corridas de aventura é sair de um ponto e chegar em outro. Mas não se engane: isso não é tão fácil quanto parece. As equipes recebem previamente um mapa, no qual o navegador, com a ajuda dos companheiros, deve traçar o percurso a ser seguido e marcar nele os Postos de Controle (PC´s), locais onde se deve carimbar o passaporte, documento que deve ser mantido com a equipe durante todo o tempo, assim como conferir equipamentos obrigatórios.

A localização das Áreas de Transição (AT´s), onde acontece a troca de uma modalidade para a outra e é possível descansar um pouco, comer ou encontrar os amigos da equipe de apoio, também deve ser marcada no mapa, além de outras características que forem observadas pelas linhas topográficas. Entretanto, cada equipe deve estabelecer sua própria estratégia para alcançar tais pontos, assim como o ritmo a seguir.

A equipe que cumprir todo o percurso vence a competição. Entretanto, o conceito de vencer numa corrida de aventura não é o mesmo que em esportes tradicionais e nem em outras modalidades de aventura. Aqui, não só a equipe que chega em primeiro vence, mas todas as que superaram os percalços da geografia, do clima e de si mesmas são campeãs. A sensação de tarefa cumprida numa prova deste tipo de competição é indescritível.

Nesta reportagem:

» Saiba tudo sobre o espírito das Corridas de Aventura
» Equipamentos de Corrida de Aventura
» Dicas para montar uma equipe de Corridas de Aventura
» Glossário nas corridas de aventura





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil