Como prevenir doenças tropicais

Tema:Adventure Race
Autor: Lontra Radical
Data: 10/6/2002

Apesar da experiência acumulada em mais de 3 anos de competições, a preparação da equipe Quasar Lontra Radical para o Eco-Challenge 2002, a mais importante prova de aventura do mundo, está exigindo que a equipe estude uma série de atividades novas, que o organizador da prova Mark Brunett chama de "lições de casa”, ou seja, atitudes e conhcecimentos necessários para não se pagar grandes dividendos em outubro, mês que a prova se realizará.

As prioridades dos últimos dias foram as vacinas e a pesquisa de produtos para a prevenção das doenças indicadas como uma ameaça potencial pela organização do Eco-Challenge Ilhas Fiji. A lista é extensa: Hepatites A e B, Tétano, Difteria, Febre Tifóide, Pólio, Malária, Filaríase (também conhecida como Elefantíase) e Leptospirose.

Desta lista, Hepatites A e B, Tétano, Difteria, Febre Tifóide e Pólio são doenças para as quais há vacina. Todos da equipe já tomaram suas injeções. A pressa foi devida à necessidade de se tomar três doses da vacina para Hepatites A e B ao longo de seis meses. Para que a última dose fosse antes da partida para Fiji a equipe teve de se mexer rápido.

Para a Malária há remédios que podem ser ingeridos antes, durante e após o período de exposição. Sua eficácia é, porém, parcial e pode haver efeitos colaterais prejudiciais ao desempenho na prova. Para prevenir a Malária e a Filarríase, transmitidas por mosquitos, a solução (parcial) é apelar para os repelentes. Sorte que há produtos que garantem quase 100% de proteção quando devidamente utilizados.

Este resultado é alcançado combinando-se o uso de repelentes com mais de 30% de DEET - para o corpo - com a aplicação de PERMETRIN nas roupas. Segundo o fabricante o PERMETRIN suporta 4 meses de lavagens sem perder a eficácia. Estes produtos são utilizados pelos exércitos da NATO para tropas na selva e desertos.

Como os repelentes nacionais têm concentrações de DEET muito mais baixas, por volta de 5%, e o PERMETRIN é difícil de encontrar pronto para aplicação em roupas, a Quasar Lontra Radical já encomendou os produtos em um site especializado em produtos para o viajante: www.travmed.com.

A Leptospirose, doença adquirida por diversos competidores na edição de 2000 do Eco-Challenge, em Borneo, na Malásia, é difícil de prevenir no contexto de uma corrida de aventura. A bactéria que causa a doença, a Leptospira, pode ser espalhada pela urina de diversos animais: rato, porco, cão, rã e cavalo.

A infecção ocorre no homem através do contato desta urina (ou água contaminada por ela) com cortes e arranhões na pele e nas mucosas. Limpar e proteger os cortes e evitar o contato com água suspeita são as únicas ações mais ou menos viáveis em prova.

Além disso, apesar de ser um assunto repetido para atletas de aventura, vale relembrar a importância de se tratar a água para beber. Muitas informações e algumas vacinas foram distribuídas pelo Ambulatório dos Viajantes do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. O pessoal é muito atencioso e competente. Recomendamos a todos os corredores de aventura que entrem em contato com este pessoal e se previnam, mesmo para provas no Brasil.

É muito, muito importante reduzir os riscos que corremos nas provas de corrida de aventura. Além da ameaça que são as doenças presentes nos ambientes em que nos embrenhamos, nosso sistema imunológico está enfraquecido em função do desgaste físico e mental das provas.

A Equipe Quasar Lontra Radical é apoiada pela Reebok e pela Caloi





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil